23/05/2022 6:50 pm

Servidores da Funac são capacitados no curso de Primeiros Socorros promovido pela ESMA


Os servidores da Funac participaram do curso de Primeiros Socorros ofertado pela  Escola de Socioeducação do Maranhão (ESMA) e ministrado pelo Bombeiro Civil, Bruno Freitas. O treinamento aconteceu no auditório do Centro Socioeducativo de Internação Provisória Canaã, na quarta feira (18).

Para a presidente da Funac, Sorimar Sabóia o curso é de suma importância para os profissionais que atuam no sistema socioeducativo. “A ESMA tem oferecido essa formação de forma permanente, para que o servidores obtenham conhecimento necessário e saibam como prestar os primeiros socorros em alguma ocorrência que surja no seu local de trabalho”, afirma.

A diretora da ESMA, Priscilla Swaze  ressalta que a Escola de Socioeducação tem realizado diversas capacitações para a realização de um atendimento socioeducativo humanizado e de qualidade. “O curso de Primeiros Socorros foi pensado para que os servidores aprendam a realizar atendimentos básicos de primeiros socorros e possam fazer a intervenção de alguma situação nos Centros Socioeducativos. Em julho está previsto no calendário da ESMA uma nova turma do curso de primeiros socorros para os servidores”, destaca.

Durante o treinamento foram realizadas simulações de atendimento com demonstração das técnicas mais atualizadas e necessárias para o treinamento de vítimas em situações de urgência e emergência. De acordo Bruno Freitas, é fundamental que todas as pessoas saibam sobre primeiros socorros, pois existem situações que podem acontecer no cotidiano e levar a óbito.

 “Foram abordados no curso o que fazer em caso de desmaio, crise convulsiva, fraturas, sangramentos, quedas, ataques cardíacos, queimaduras, choque elétrico e engasgos, que são situações que podem ocasionar alguma fatalidade caso a pessoa não saiba como prestar o atendimento de forma correta. Essas situações são chamadas de situações evitáveis e infelizmente esses óbitos vêm acontecendo porque as pessoas carecem de treinamento, o auxílio deve ser rápido e  ter conhecimentos técnicos sobre o assunto é muito importante.”, pontua Bruno.

A servidora Bianca Ferreira, supervisora de plantão do Centro Socioeducativo de Internação de São José de Ribamar, avalia que o curso forneceu os conhecimentos necessários para auxiliar em uma situação de emergência. “Quero agradecer a gestão da Funac, pois essa capacitação é um grande diferencial para os servidores do sistema socioeducativo”, diz.


GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI