1/04/2019 3:18 pm

Profissionais do sistema socioeducativo participam de capacitação pela Esma

15265_img_20190322_wa0061_3524103922993832043-1024x768 (2)Em São Luís, 80 profissionais que atuam no sistema socioeducativo em meio aberto e fechado da Grande Ilha participaram do curso de “qualificação da intervenção socioeducativa no âmbito sociopedagógico”, realizado nos meses de fevereiro e março. A formação continuada foi promovida pela Escola de Socioeducação do Maranhão (ESMA), vinculada à Fundação da Criança e do Adolescente (Funac).

O curso direcionado a professores e técnicos como enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, terapeutas e advogados possibilitou atualizar conhecimentos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e a lei do Sistema Nacional do Atendimento Socioeducativo, e mais as normativas da Funac, além de temas como direitos humanos, ação pedagógica na medida socioeducativa, procedimentos de segurança, entre outros.

“A ação é uma das estratégias da Funac para aprimorar a socioeducação no Estado, com a expectativa dos profissionais exercerem um atendimento ainda mais qualificado junto aos adolescentes a partir das formações”, ressaltou a presidente da Fundação da Criança e do Adolescente, Elisângela Cardoso, que acompanhou o encerramento das turmas.

Além das aulas, os alunos receberam as publicações do Projeto Político Pedagógico da Funac, o Plano de Segurança e a coletânea ECA/Sinase, materiais fundamentais para complementar os estudos. “Com as formações, que fazem parte do convênio com o governo federal, alcançamos um público maior, favorecendo a troca de experiência entre os profissionais, e realizamos a publicação e distribuição do material didático utilizado nos cursos, inclusive das normativas. Isso representa um investimento significativo nos profissionais da socioeducação”, destacou a gestora.

“É sempre relevante a formação continuada, pois nos permite aprimorar e atualizar o fazer profissional a partir do conhecimento basilar. Os conteúdos trabalhados no curso foram muito pertinentes à rotina socioeducativa e ao debate de temas como o desenvolvimento humano, adolescência e a própria legislação”, falou a psicóloga do Centro de Socioeducativo do São Cristóvão, Silvia Vale.

Em 2018, a ESMA capacitou 1.343 servidores da Funac nos cursos de Formação Continuada em: gestão de pessoas no atendimento socioeducativo; qualificação da intervenção socioeducativa no âmbito sociopedagógico; e qualificação básica e específica para motoristas, cozinheiros e operacionais. Os cursos integram o Projeto de Formação Básica para o Sistema Socioeducativo Privativo e Restritivo de Liberdade do Maranhão, resultado do convênio do Governo do Estado, por meio da Funac, com o Governo Federal.

Formação na Região Tocantina

Para Imperatriz, cerca de 60 profissionais, entre auxiliares administrativos, recepcionistas, vigias, cozinheiros, almoxarifes e operacionais, que atuam no meio aberto e fechado, também participaram das formações continuadas pela Escola de Socioeducação, que encerrou na última semana. Eles participaram da terceira turma do projeto para este segmento, e a ação teve o apoio do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (ACESSUAS), da Secretaria de Desenvolvimento Social municipal.

Os alunos puderam atualizar conhecimentos nas áreas básicas e específicas de sua atuação profissional.”Trabalhamos nos conteúdos as legislações pertinentes, princípios éticos, direitos humanos, e procedimentos de segurança de forma ampla. Quanto aos eixos específicos, buscamos atualizar os profissionais sobre rotinas administrativas, conservação dos alimentos, higiene dos ambientes e a utilização dos equipamentos de proteção individual (epi’s). Esses conhecimentos vão aprimorar o trabalho deles na rotina socioeducativa”, pontuou a diretora da Escola, Magdhayl Portela.

“Gostei muito da formação e do conteúdo trabalhado. Espero participar de mais capacitações e colocar o conhecimento aprendido em prática de uma forma positiva na Unidade”, parabenizou Jarlene Castro, coordenadora de higiene e alimentos do Centro de Juventude Cidadã.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI