31/01/2020 9:21 pm

Roda de Diálogo promovida pela ESMA encerra a campanha Janeiro Branco

A Escola de Socioeducação do Maranhão (Esma), vinculada à Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), promoveu na quarta-feira (29), a roda de diálogo sobre “A importância da boa saúde mental”.  O evento aconteceu no auditório do Centro de Referência Estadual de Economia Solidária do Maranhão (Cresol), no bairro Centro. Participaram da atividade servidores dos Centros Socioeducativos da Região Metropolitana de São Luís.

A atividade encerrou a campanha Janeiro Branco e foi conduzida pela psicóloga Luce Malba Campos, especialista em Psicopedagogia e Neuropsicologia e Presidente da ABENEPI – Capítulo Maranhão. “Trazer o tema para profissionais que atuam no atendimento socioeducativo, é importante para ressignificar algumas condutas pessoais, para que eles possam realmente se colocar de forma adaptativa a prática profissional, que é uma prática que exige equilíbrio emocional e o controle de determinados comportamentos. Então, precisamos realmente orientá-los e oportunizar que esses profissionais tenham espaço de escuta, que eles possam falar de experiências que estão vivendo para que possam garantir uma mudança de comportamento e ter uma boa saúde mental”, pontua a palestrante Luce Malba.

Para a presidente da Funac, Sorimar Sabóia a temática é importante para o fortalecimento principalmente dos monitores e educadores da Fundação que estão na atuação direta com os adolescentes, para que eles saibam lidar com as emoções e possa saber como se comportar diante de uma situação de conflito. “Nós temos um atendimento em que a natureza é complexa,  para que as pessoas além de conhecer o nosso trabalho possa ser alguém mediador e que entenda também o outro, trabalhando a empatia . Para nós é fundamental garantir uma boa saúde mental, para que o nosso ambiente se torne seguro e o trabalho ocorra da melhor forma possível, com tranquilidade, normalidade, proteção e prevenção”, afirma Sabóia.

A socioeducadora, Iara Everton ressalta que é necessário ter uma boa saúde mental para um bom relacionamento, tanto no trabalho, como na vida pessoal. “Precisamos está bem para que possamos fazer o nosso trabalho de forma adequada. Muitas das vezes nós somos o suporte das adolescentes, no meu caso, que trabalho com as medidas socioeducativas feminina. Precisamos está bem pois as demandas são grandes e os desafios também, para isso precisamos estar bem fisicamente e mentalmente”, declara.

De acordo com a diretora da ESMA, Magdahyl  Portela , a Fundação tem investido na capacitação profissional dos profissionais que atuam no atendimento socioeducativo. “Nós temos diversas atividades para serem realizadas durante todo o ano, com foco na qualificação do servidor, como cursos, diálogos, seminários e treinamentos para os servidores. Este ano temos como proposta a capacitação em Educação a Distância (EAD) que vai superar a nossa expectativa de capacitação”, diz.

A socioeducadora, Kássia Raquel destaca que participar da qualificação profissional permite está apto a perceber sinais que interfiram na qualidade de vida. “Saber identificar as doenças que prejudicam a saúde mental é de suma importância, para que a pessoa possa buscar um tratamento e mudanças de hábito, para estar em harmonia consigo e com os outros”, declara.

Para o educador, Eudes de Sena, do Centro Socioeducativo de Internação do São Cristovão, a capacitação proporciona a troca de experiências. “Saímos daqui com uma visão diferenciada. Além de fortalecer a nossa atuação profissional”, diz.

 

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI