12/05/2020 7:19 pm

Servidores da Funac realizam cursos a distância na Escola Nacional de Socioeducação

02 cursos ensMais de 500 cursistas, entre servidores da Fundação da Criança e do Adolescentes (Funac), profissionais que atuam no sistema socioeducativo em meio aberto e de outras áreas iniciaram os cursos a distância da Escola Nacional da Socioeducação (ENS), referente ao ciclo de 2020, neste mês. O Maranhão foi o terceiro Estado com maior número do inscritos, em torno de 589, na plataforma, destacando o interesse dos profissionais pela formação continuada.

Nesta etapa, estão sendo ofertados os cursos de Medidas Socioeducativas no Meio aberto no Sistema Único de Assistência Social, Formação Básica em Socioeducação, Fortalecimento da Gestão e Justiça e Práticas Restaurativas, um dos mais procurados, com 181 cursistas do Maranhão.

O coordenador geral da Escola Nacional de Socioeducação, professor Bernardo Kipnis destacou que o incentivo a formação continuada é fundamental, principalmente em tempos de pandemia. “O Maranhão, por meio da Funac, demonstrou uma capacidade de mobilização e incentivo fundamentais para motivar os profissionais da Socioeducação em sua atualização profissional. Os cursos agora ofertados, em momento de distanciamento social, se mostram ainda mais relevantes para que as pessoas continuem estudando e se atualizando, principalmente quando precisam ficar isoladas. O que vivemos hoje, no século XXI, é uma sociedade onde o conhecimento é a chave para a busca de um desenvolvimento tanto profissional quanto pessoal”, destacou.

De acordo com o professor Bernardo “a pandemia está mostrando uma realidade onde outros formatos como a educação a distância devem ser melhor explorados para a aprendizagem e formação continuada. Estamos falando do aprendizado ao longo da vida e que não deve parar, mas ser contínuo ao longo do tempo e os profissionais devem buscar todas as possibilidades existentes para se aprimorar”, acrescentou.

Na perspectiva da Funac, o processo de formação dos servidores através da ENS é uma das estratégias de profissionalização da política pública do atendimento socioeducativo. “Incentivamos os servidores para a formação a distância e tivemos um retorno satisfatório com a seleção deles nos cursos. A partir de agora, a nossa responsabilidade é acompanhar os servidores para que eles consigam realizar todas as atividades propostas, ter um bom aprendizado nessa plataforma e concluírem o curso com sucesso”, destacou a diretora técnica, Lúcia Diniz, que integra o Núcleo Gestor do Maranhão na ENS.

O supervisor do Centro Socioeducativo de Internação São Cristóvão, em São Luís, Land Graff, é um dos profissionais que está aproveitando esta oportunidade. Ele conta que está participando pela primeira de um curso à distância. “Estou vivenciando esta experiência e está sendo muito interessante devido ao suporte de informações, de apoio e de material disponibilizados, todos muito bons. Tem sido de grande aprendizado, acredito que será também de grande utilidade na prática no dia a dia”, afirmou animado.

Géssyka Alencar, coordenadora técnica do Centro Socioeducativo de Internação Provisória, em Timon, conta que é a primeira vez que participa de um dos cursos na plataforma e destaca que “é muito importante a formação continuada, inclusive nesse contexto de pandemia, pois é uma excelente oportunidade pra investir em conhecimento na modalidade a distância”.

Para o diretor do Centro Socioeducativo Semear, em Imperatriz, Rodrigo Barbosa a expectativa é aprimorar ainda mais o seu trabalho com a formação. “Entendo que através do curso estamos nos preparando com conhecimentos específicos da gestão da Socioeducação, o que nos torna mais aptos a compreender as necessidades referentes a nossa área de atuação, com mais perícia técnica. Agradeço também ao incentivo da Funac para a qualificação contínua dos servidores”, destacou.

Ainda em 2020, mais cursos serão ofertados pela Escola Nacional de Socioeducação e os profissionais interessados devem ficar atento a abertura de novos cursos e vagas.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI