A Escola de Socioeducação do Maranhão promoveu uma capacitação teórica específica para os servidores da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), que atuam no Grupo de Intervenção Tática (GIT). Na grade, temas como: Direitos Humanos, Sistema Nacional de Atendimento Socoioeducativo (SINASE), Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei de Tortura, Projeto Político Pedagógico, Plano de Segurança, Atribuições do GIT, Gerenciamento de Crise, Mediação de Conflitos e Comunicação Não Violenta, fizeram parte da formação.
De acordo com o coordenador Geral de Segurança da Funac, Alexsandro Farias, a formação atingiu o objetivo de capacitação, que foi trabalhar com o grupo que lida com as situações limites previstas no Plano de Segurança da Funac. “O atendimento requer não só conhecimento técnico, mas a formação contínua, principalmente sobre as legislações e temáticas que permeiam o atendimento socioeducativo. A formação vem agregar a cada servidor competências na hora de executar o seu trabalho com qualidade”, avalia Alexsandro.
O servidor Junieres da Silva avalia essencial a formação continuada para os servidores que atuam no sistema socioeducativo. “O curso foi muito bom, aprendi bastante, é sempre bom adquirir conhecimentos, serviu também para rever alguns conceitos, a teoria e prática precisam ser alinhadas. Os facilitadores estão de parabéns. No aguardo de mais capacitação voltadas para a equipe”, comenta.
Para garantir a segurança preventiva da comunidade socioeducativa e para prevenção de situações críticas existe o Procedimento Operacional Padrão (POP), que conta com 16 POPs que integram a rotina socioeducativa e são padronizados nas ações de segurança dos Centros Socioeducativos.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI