Profissionais da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) participaram do curso de “Gestão Socioeducativa”, promovido pela Escola de Socioeducação do Maranhão (ESMA). O curso, com carga-horária de 60h, possibilitou atualizar conhecimentos sobre o atendimento socioeducativo: Noções de Administração Pública, Planejamento Estratégico, Gestão Institucional, Gestão de Programas do Atendimento Socioeducativo, Atendimento Socioeducativo e Intersetorialidade, Práticas Restaurativas, Comunicação não-violenta, Noções de Gestão Sobre Estruturas Físicas e Arquitetônicas, Gestão de Pessoas e Diversidade Ético Racial; Comunicação Institucional; Ética e Relacionamento Interpessoal.
Para a diretora da ESMA, Priscilla Swaze, a formação continuada para gestores é fundamental, uma vez que gerencia todo o processo macro da execução do sistema socioeducativo. “Ao longo de duas semanas de aulas, abordamos uma série de conteúdos, que compreenderam desde a base da gestão pública até o gerenciamento de um centro socioeducativo, com facilitadores de reconhecida experiência nas disciplinas trabalhadas. Assim, conseguimos possibilitar a troca de experiência e conhecimento, tanto para servidores, que ingressaram recentemente, como para os que já trabalham há bastante tempo”, comenta.
A facilitadora convidada, Raissa Padilha destaca o que foi abordado na aula sobre gestão das pessoas e diversidade étnico racial. “Apresentamos alguns conceitos e fizemos algumas discussões considerando o atual contexto da pandemia da Covid-19, o diferencial competitivo dos profissionais e a necessidade constante de agregar novos conhecimentos para o crescimentos pessoal e institucional. Ressaltei ainda que a diversidade étnico-racial precisa ser trabalhada nas organizações, inclusive quando do gerenciamento de conflitos”, pontua.
A servidora Raimunda Ferraz destacou a importância da qualificação oferecida pela ESMA. “O curso foi satisfatório com uma gama de conhecimentos e assuntos de grande relevância para a nossa atuação. Tivemos a oportunidade de trocar experiências com outros estados. As práticas restaurativas, a comunicação não-violenta, temas essenciais na rotina sociopedagógica. O curso servirá para o meu crescimento pessoal e profissional”, declara.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI