11/03/2021 8:07 pm

Servidores da Funac são capacitados pela ESMA em Defesa Pessoal

Servidores da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) participaram do Curso de Defesa Pessoal – nível básico promovido pela Escola de Socioeducação do Maranhão (ESMA). A formação foi conduzida pelo instrutor de Krav Maga e faixa preta de karatê, Thiago Soares e teve como público de interesse as equipe de Segurança dos Centros Socioeducativos da Funac, com a carga horária de 12h. O curso com conteúdos práticos na área de defesa pessoal, uso de tonfa, uso de algemas, escolta e gerenciamento de crise aconteceu na ESMA.

A presidente da Funac, Sorimar Sabóia ressalta que é de fundamental importância o investimento nos profissionais que lidam diariamente neste setor. “É um curso importantíssimo, pois o educador vivencia práticas de como fazer a intervenção de forma correta, segura, respeitando a legalidade, protegendo o adolescente de qualquer tipo de violência e consequentemente se protegendo. Esse treinamento faz com que os servidores estejam preparados para uma situação surpresa, como motim. A proposta é que os servidores que atuam no sistema socioeducativo em meio fechado possam aperfeiçoar os procedimentos, tanto na prevenção, quanto na intervenção da rotina. 


A Funac por meio da ESMA tem qualificado os servidores para que possam ter resultados positivos e atuar com maior segurança. “A ESMA é responsável pela formação contínua de todos os servidores do Sistema Socioeducativo em todas as áreas de formação. A equipe de segurança deve ter um treinamento contínuo e específico para a área de atuação deles. A formação em defesa pessoal permite que o servidor aprenda as técnicas e ferramentas, para quando for necessário utilizar, fazer a correta aplicação”, explica a diretora da ESMA, Priscilla Swaze.


O instrutor Thiago Soares trabalhou no curso o método francês que possui bases e princípios na defesa pessoal. Na ocasião, foram trabalhadas técnicas para não machucar os adolescentes, no caso de alguma intercorrência no Centro Socioeducativo. “Todas essas técnicas foram analisadas dentro de vídeos e situações reais, são usados protocolos para não causar lesões nos adolescentes e servidores”, declara.


O servidor Sames Almeida destaca o quanto é necessário a capacitação. “É um ganho muito grande para os funcionários terem a oportunidade de se qualificarem para que possam desempenhar bem suas funções dentro da unidade”, comenta.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI