9/10/2021 12:31 am

ESMA realiza II Seminário da Socioeducação

A Fundação da Criança e do Adolescente – Funac, por meio da Escola de Socioeducação do Maranhão – ESMA, realiza nos dias 20, 21 e 22 de outubro, em plataformas digitais, o II Seminário de Socioeducação do Maranhão. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas através do site esma.funac.ma.gov.br. O período de inscrição para ouvintes vai até o dia 19 de outubro.

Com o tema “Realidade e perspectivas contemporâneas para o atendimento socioeducativo”, a iniciativa acontecerá nos turnos da manhã, tarde e noite, com atividades que incluem mesas-redondas, minicursos e oficinas, rodas de conversa e apresentações de trabalhos científicos e relatos de vivência. Podem participar do Seminário profissionais do meio aberto, fechado, do sistema de justiça, professores e profissionais do saúde, pesquisadores e estudantes, e interessados na temática.

O Seminário visa possibilitar a troca de experiências, além de compartilhar conhecimentos na área da Socioeducação, bem como fortalecer a articulação do atendimento socioeducativo em meio aberto, fechado e instituições do Sistema de Garantia de Direitos, de modo especial, no Estado do Maranhão.

Para a presidente da Funac, Sorimar Sabóia Amorim, o Seminário representa o fortalecimento da prática institucional do sistema socioeducativo do Maranhão. “Esse é um momento muito importante, pois destacamos a troca de experiências, o compartilhamento de informações e vivências a respeito da prática socioeducativa. Temos certeza que estamos no caminho certo e este será mais um evento exitoso que deixará marcas positivas na nossa gestão, visando a melhoria do atendimento socioeducativo no Maranhão”, afirmou a presidente.

A diretora da ESMA, Priscilla Swaze, destaca que o evento é uma grande oportunidade para fomentar a produção de conhecimento na área da Socioeducação. “Enquanto área de formação continuada, o nosso foco é no conhecimento científico e relatos de experiências sobre o atendimento socioeducativo, para suprir a carência de estudos que temos nessa área. Quanto mais produzirmos, teorizarmos e registrar o que é desenvolvido no âmbito dos CREAS e Centros Socioeducativos, assim como em outros espaços, será possível avançar, agregar e ampliar o debate sobre outras temáticas que perpassam e atravessam a prática socioeducativa e ter um trabalho mais qualificado para os adolescentes e suas famílias”, destacou.

INSCRIÇÕES AQUI

Plataformas: Youtube e Google Meet

Quarta-feira – 20/10

8h às 10h – Rodas de Conversa nos Centros Socioeducativos (presencial)

10h30 às 12h30 – Minicursos e Oficinas (salas simultâneas virtuais)

– Minicurso A importância do Vínculo no trabalho socioeducativo.
Facilitadora: profa. Dra. Gleicimar Cunha (UnB)

– Oficina Estratégias para articulação da rede de políticas públicas para a Socioeducação
Facilitadoras: assistentes sociais Lúcia Diniz e Amparo Seibel

– Minicurso Gestão e planejamento no contexto da prática socioeducativa
Facilitadoras: assistentes sociais Sorimar Sabóia e Nubervane Moreira

– Oficina Metodologias do atendimento socioeducativo na perspectiva do protagonismo juvenil
Facilitadores: assistente social Raimunda Ferraz, pedagoga Lígia Ferreira, estudantes David Moraes e Julia Rebeca

14h – Abertura oficial do Seminário (virtual)

14h30 às 16h30 – Mesa-redonda (virtual)

Tema: Metodologias do atendimento socioeducativo: perspectivas e fazeres da prática socioeducativa
Palestrantes: assistentes sociais mestras Jucimeire Rabelo e Denise Albuquerque e a profa. Dra. Maria Nilvane Fernandes (UFAM)
Mediação: assistente social Lúcia Diniz

17h às 19h – Palestra Magna (virtual)

Tema: Realidade e perspectivas contemporâneas para o atendimento socioeducativo a partir da produção de conhecimento e saberes
Palestrantes: profa. Dra. Ana Paula Motta (UFRGS) e profa. Dra. Carla Serrão (UFMA)
Mediação: assistente social Priscilla Swaze

Quinta-feira – 21/10

8h às 12h – Apresentação de trabalhos (salas simultâneas virtuais)

14h às 16h – Mesa-redonda (virtual)

Tema: Aprendizagem e inserção no mercado de Trabalho: desafios e perspectivas
Palestrantes: Superintendente Regional do Trabalho – SRTB, Lea Cristina da Costa Silva, e a procuradora do Trabalho, Virgínia de Azevedo Neves.
Mediação: assistente social e presidente da Funac, Sorimar Sabóia

16h20 às 18h20 – Mesa-redonda (virtual)

Tema: Justiça Restaurativa no contexto da execução das Medidas Socioeducativas
Palestrantes: advogado Renato Pedrosa (Terre Des Hommes), advogado Hildebrando Júnior, e a assistente social Angela
Mediação: assistente social Eunice Fernandes Leal

18h30 às 20h30 – Mesa-redonda (virtual)

Tema: Perspectivas do Sistema de Justiça para a reinserção social do adolescente em cumprimento de medida socioeducativa

Sexta-feira – 22/10

8h às 10h – Rodas de Conversa nos Centros Socioeducativos (virtual)

10h30 às 12h30 – Minicursos e Oficinas (salas simultâneas virtuais)

– Práticas restaurativas e suas metodologias
Facilitadora: pedagoga e Mestre em Educação, Glória Cardozo

– Estratégias de fortalecimento das famílias nos territórios
Facilitadores: assistentes sociais Ravena Barroso, Benigna Almeida e Lorena.

– Elaboração e Monitoramento do Plano Individual de Atendimento
Facilitadoras: assistentes sociais Eunice Fernandes e pedagoga Girlene Vieira

14h às 16h – Rodas de Conversa nos Centros Socioeducativos (virtual)

16h30 às 18h30 – Mesa-redonda (virtual)