A Fundação da Criança e do Adolescente-FUNAC, celebrou na última sexta-feira (12.07) os 34 anos do ECA (Estatuo da Criança e do Adolescente) contemporaneamente em que também aniversaria seus 31 anos de atuação no Sistema Socioeducativo no Estado do Maranhão. O evento, que aconteceu em São Luis, no edifício João Goulart, contou com a participação de autoridades como a Secretaria estadual de Direitos Humanos e Participação Popular, Lília Raquel Negreiros, o Juiz Titular da 3ª Vara da Comarca de Itapecuru-Mirim, Drº Celso Serafim Junior, o Procurador Geral do Estado do Maranhão, Valdenio Nogueira Caminha e o presidente do Conselho da Criança e do Adolescente, Armando Nobre. O evento também contou com a participação dos servidores da Fundação, dentre os quais, realizou-se homenagens com certificação de menção de aplausos para àqueles que destacaram-se em suas atividades laborais, fortalecendo assim, a atuação da Funac.
Outro destaque do evento foi a realização de um festival de poesias produzidas por servidores e socioeducandos fazendo alusão aos trabalhos realizados pela Funac ao longo desses 31 anos de atuação. Ainda durante o evento aconteceu uma grande exposição dos produtos e serviços realizados pelas Oficinas Escolas da Funac, como a Padaria, Barbearia, Piscicultura, Aviário, Alfaiataria, Horticultura e Fábrica de Chinelos, onde os socioeducandos e oficineiros tiveram a oportunidade de apresentar os resultados obtidos durante as aulas práticas dessas oficinas profissionalizantes.
De acordo com a presidente da Funac, Sorimar Sabóia, a importância dessa celebração fortalece não só a missão da Funac como Órgão gestor do Sistema Socioeducativo no Maranhão, mas também despertar nos servidores da Fundação a ideologia de uma gestão democrática e participativa. “A Funac foi fundada tão logo o ECA teve sua implementação. Daí a importância de se celebrar ambos os aniversários de forma concomitante. Temos a importante missão em fazer a gestão do Sistema Socioeducativo no Maranhão, e isso só é possível quando estendemos essa responsabilidade para cada um dos nossos servidores, porque é por meio de um grande trabalho de equipe, respeitando toda gama de diversidade e pluralidade dos nossos profissionais, que conseguimos atingir nossas metas”, afirma.
Ainda durante o evento a Funac realizou a premiação de Boas Práticas Socioeducativas, onde por meio de uma comissão foram avaliados diversas iniciativas realizadas pelos servidores, sendo premiada nesta primeira edição do prêmio a iniciativa “Trocando as Lentes”, projeto de execução de Práticas Restaurativas para medição de conflitos entre educadores e socioeducandos, realizado pela servidora Cibele Cavalcante no Centro Socioeducativo de Internação provisória da Região Tocantina (Imperatriz).
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI