A Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), por meio da Escola de Socioeducação do Maranhão (ESMA), realizou a Semana Especial de Formação nas regionais Tocantina e Cocais. As ações foram realizadas no prédio da Universidade Federal do Maranhão (Imperatriz) e Casa de Semiliberdade de Timon.
As ações de qualificação consistiram em Formação Básica em Socioeducação; Treinamento em Segurança Socioeducativa e Inteligência Socioemocional; Prevenção de Assédio na Socioeducação e Manipulação de Alimentos.
Na Formação Básica em Socioeducação foram trabalhados conteúdos básicos e fundamentais para um alinhamento com os novos servidores e para reforço e atualização com o corpo técnico da Funac. Envolveu normas e justificativas de construção das ações, normativas de segurança que regem os trabalhos, para que, a partir daí, o servidor possa construir sua rotina de trabalho.
O Treinamento em Segurança Socioeducativa, por sua vez, é parte das iniciativas de qualificação profissional da FUNAC, em articulação com a coordenação de Segurança e a ESMA, com o objetivo de qualificar e formar os servidores para o exercício de suas atividades. Na ocasião, os participantes aprenderam sobre técnicas, tais como, defesas instintivas, controle e condução corporal; reflexo otimizado, controle e condução; bases fundamentais e princípios de contra-ataque de um ou vários agressores; saída de abordagens com arma branca, controle e desarme; abordagem geral e simulada.
Outra ação socioeducativa incluída foi a Formação sobre Inteligência Socioemocional e Assédio na Socioeducação, realizada em todos os Centros Socioeducativos. O objetivo foi trabalhar saúde emocional e mental, tratando o conceito de saúde mental, configurações, estratégias para desenvolvimento da inteligência adaptado às demandas que se apresentam na Socioeducação.
A pauta inclui, ainda, noções de Comunicação Não-Violenta, com conceitos introdutórios, visto que uma parte da inteligência emocional envolve a forma como o indivíduo interage consigo e com os outros. Os trabalhos foram conduzidos pela psicóloga Patrícia Oliveira, que já desenvolveu outras formações realizadas pela Funac.
Na Formação sobre Prevenção de Assédio na Socioeducação, as temáticas foram trabalhadas por meio de conceitos e situações que permitissem a visualização de casos de assédio e discriminação no ambiente de trabalho, tais como violência de gênero, de raça, digital (mensagens ofensivas em redes sociais), psicológicas, moral, dentre outras. Em Timon, a Formação foi conduzida pelo psicólogo Lucas Moraes, da Coordenação de Programas Socioeducativos (CPSE/Funac) e em Imperatriz por Francisco Lemos, da Assessoria Jurídica (Assejur/Funac).
A de Manipulação em Alimentos destinou-se a profissionais que atuam como cozinheiros nos Centros Socioeducativos. Por meio de treinamentos e rodas de conversas, os profissionais receberam instruções de uso adequado dos EPI; Administração de serviço de alimentação em cardápio; Ficha técnica e porcionamento; Administração de serviço de alimentação com manual de boas práticas, para manuseio e preparo das refeições servidas nos Centros Socioeducativos da Funac. Entre as disciplinas abordadas destacam-se: Ética e relações interpessoais; Adolescência, Projeto pedagógico e Plano de segurança.
Ações Continuadas
A presidente Sorimar Sabóia ressalta que os programas de formação realizados pela Funac e oferecidos aos servidores fazem parte dos investimentos na qualificação profissional. “Temos acompanhado os resultados gerados por essas qualificações e podemos comprovar um melhor fluxo no desenvolvimento dos projetos e na elaboração de iniciativas. Dessa forma, é indiscutível que essas ações impactam diretamente na qualidade do atendimento ofertado na Socioeducação, o que atende ao objetivo da Funac”, afirma.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI