Servidores dos Centros Socioeducativos da Região Tocantina participaram nesta última semana de novas edições dos processos de qualificação. A ação, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), teve como foco as áreas de metodologia do atendimento e de avaliação disciplinar.
Segundo a presidente da Funac, Sorimar Sabóia, as iniciativas fazem parte de um programa que visa à qualificação permanente dos servidores. “São cursos fundamentais para que os técnicos possam executar as medidas socioeducativas em alinhamento com as orientações técnicas da Fundação”, esclareceu.
A primeira turma foi a da Formação em Metodologia do Atendimento Socioeducativo, voltada aos técnicos e profissionais ingressantes na Fundação da Criança e do Adolescente. A qualificação abordou conteúdos como projeto político sociopedagógico, normativas de segurança, intersetorialidade e políticas públicas, escolarização e profissionalização, família e plano individual de atendimento (PIA), de forma teórica e com reflexões e exercício práticos.
As aulas foram ministradas pela coordenadora Regional de Programas Socioeducativos, Eunice Fernandes; pelo coordenador Geral Regional de Segurança, Stelius Pontes; pela diretora da Esma, Priscilla Swaze; e pela técnica da Diretoria Técnica, Pollyana Gonçalves.
A qualificação seguinte foi a Formação em Comissão de Avaliação Disciplinar (CAD). Esta foi conduzida pelo chefe da Assessoria Jurídica (Assejur/Funac), Acácio Alves, por Eunice Fernandes, com o apoio de Priscilla Swaze e Pollyana Gonçalves.
Segundo a diretora da Esma, a formação teve como foco a atualização do rito da avaliação disciplinar. “Tivemos com norteador o que está contido nas novas instruções normativas, com exposição dialogada, momento tira dúvidas, e exercícios simulados de aplicação de CAD”, afirmou Priscilla Swaze.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI