Funac promove curso sobre autocontrole emocional voltado para servidores
“Inteligência Socioemocional na Socioeducação: explorando a conexão entre emoção e razão para o desenvolvimento pessoal”. Este foi o tema da formação realizada pela Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), por meio da Escola de Socioeducação do Maranhão (Esma), aos servidores da instituição.
Durante a qualificação, foi destacado que a inteligência emocional é crucial na socioeducação, pois permite que indivíduos compreendam administrem suas emoções e as dos outros, promovendo um ambiente de aprendizado mais saudável colaborativo. “O desenvolvimento da inteligência emocional é fundamental para compreender e gerenciar as próprias emoções e lidar com os sentimentos de quem está à sua volta, para alcançar resultados positivos, nos campos profissional e pessoal”, justifica a presidente da Funac, Sorimar Sabóia.
A formação faz parte do calendário de cursos promovidos pela Funac a servidores que atuam no atendimento socioeducativo, como coordenadores de segurança, supervisores de plantão, educadores, gestão da Funac e demais profissionais. Foi ministrado pela psicóloga Lúcia Castor, que integra o Serviço de Atendimento ao Servidor (SAS), com suporte da diretora da Esma, Priscilla Swaze.
Priscilla Swaze destaca que criar estratégias de inteligência emocional é indispensável para melhoria da qualidade de vida no trabalho. “Ser gestor de suas emoções é muito importante para qualquer profissional. Isso permite que ele seja capaz de entender o significado de cada emoção e como elas podem afetar seu desempenho e também o dos outros”, ressalta.
É neste aspecto que Lúcia Castor afirma que formações periódicas com essa temática, que envolve uma área tão complexa, são necessárias. “O que se percebe é que existem pessoas com mais facilidade para lidar com as emoções, sejam as suas ou dos outros, enquanto há grupos que têm dificuldade. assim, é fundamental desenvolvermos estratégias para colaborar para que os indivíduos saibam regular esses sentimentos”, disse.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI