Permitir a formação de facilitadores de processos formativos acolhedores e seguros, voltados à busca de soluções construtivas para conflitos. Este é o principal objetivo do Curso de Formação de Instrutores em Círculos de Justiça Restaurativa e Construção de Paz, que teve o resultado de sua nova turma divulgado nesta quarta-feira, 27.
Ao todo, foram selecionados 11 candidatos, observando a prioridade de vagas para os servidores da Funac, bem como a distribuição regional, sendo cinco da Grande Ilha; três da Região Tocantina; e três da Região dos Cocais. A Formação ocorrerá em São Luís, no período de 15 a 19 de setembro de 2025, no Auditório da Esma, no horário das 8h30 às 17h.
Confira a lista dos aprovados aqui
O curso é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), sendo executado pela Escola de Socioeducação do Maranhão (Esma), sendo destinado a servidores ativos da Funac e de meio aberto, desde que atendam aos requisitos dispostos no edital.
O Curso tem carga horária de 150h/aula, distribuídas entre: 50h/a em aula presenciais, e estágio de 100h/a. O estágio, por sua vez, está dividido em:
– 01 Formação Introdutória em Justiça Restaurativa, com carga horária de 20 hora/aula;
– 01 Formação de Facilitadores em Círculos de Justiça Restaurativa e Construção de Paz, com 40 hora/aula;
– Supervisão de estágio da formação de Facilitadores em Círculos de Justiça Restaurativa e Construção de Paz, com carga horária de 40h/aula.
De acordo com a presidente da Funac, Sorimar Sabóia, a Formação visa promover a responsabilização, o fortalecimento e a revitalização de vínculos no âmbito do atendimento socioeducativo no Estado do Maranhão. “A formação promove uma cultura de diálogo, responsabilização e reconstrução de vínculos, contribuindo significativamente para a prevenção de conflitos e a ressocialização de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. Trata-se de um investimento estratégico na promoção da paz e na efetivação dos direitos humanos no sistema socioeducativo”, afirmou.
Para a diretora da Esma, Priscilla Swaze, o Curso de Formação de Instrutores em Círculos de Justiça Restaurativa e Construção de Paz representa um avanço essencial no fortalecimento de práticas humanizadas no âmbito da Funac. “É uma iniciativa essencial pois fortalece práticas humanizadas e garante um atendimento mais eficaz aos adolescentes. As formações, assim, contribuem para a promoção de direitos, a prevenção de conflitos e a construção de um sistema socioeducativo mais justo e transformador”, finaliza.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI