A Escola de Socioeducação do Maranhão (ESMA), da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) recebeu, nesta quinta-feira (11), a visita da coordenadora-geral do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE), Lívia Vidal, em uma agenda voltada ao fortalecimento das políticas de socioeducação no estado.
A presidente da Funac, Sorimar Sabóia, destacou a importância do encontro para o aprimoramento da política socioeducativa maranhense. “Esse momento reafirma nosso compromisso com a construção de práticas pedagógicas e institucionais que garantam dignidade e oportunidades para adolescentes e jovens. A ESMA desempenha um papel fundamental ao levar essa discussão também ao campo acadêmico”, afirmou.
Para Lívia Vidal, a visita à instituição é um passo significativo para o alinhamento entre diferentes órgãos. “O Maranhão tem avançado na implementação de políticas que respeitam o adolescente como sujeito de direitos. Durante a reunião com a equipe da FUNAC, a presidente Sorimar Sabóia, a diretora da ESMA, Priscilla Swaze, e a professora Carla Serrão, discutimos temáticas do Simpósio Nacional de Socioeducação, o fortalecimento da socioeducação por meio da formação contínua e a valorização dos servidores enquanto profissionais que precisam aprimorar constantemente suas práticas”, destacou.
A diretora da ESMA, Priscilla Swaze, reforçou o papel da instituição na qualificação dos profissionais. “A ESMA se coloca como parceira nesse processo e busca compreender a formação continuada dos profissionais do atendimento socioeducativo, conhecendo também experiências de outras escolas. Nossa instituição já possui um trabalho sistematizado, a ESMA foi revitalizada, e Lívia Vidal pode conhecer nossa estrutura, nosso planejamento e recebeu também os anais do seminário que realizamos, que são ferramentas de referência que reúnem relatos de experiências e eventos científicos. Isso é fundamental para registrar práticas exitosas, subsidiando outros estados com experiências relevantes. É motivo de alegria recebê-la e poder vislumbrar juntas projetos na área de formação continuada”, ressalta.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI