Qualificar sobre as maneiras corretas de manuseio dos alimentos para evitar o desperdício e garantir o aproveitamento adequado. Este é o principal objetivo da Oficina Sabores e Saberes, oferecida a servidoras da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), por meio de uma ação intersetorial com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), por meio do programa Banco de Alimentos.
A ação foi coordenada pela Escola de Socioeducação do Maranhão (Esma). Destinou-se a cozinheiras e auxiliares de cozinha dos Centros Socioeducativos da Funac.
Na oficina, as servidoras tiveram acesso a palestras e cursos sobre as maneiras corretas de manuseio dos alimentos para evitar o desperdício. A ideia é conscientizar e melhorar os hábitos alimentares sustentáveis e saudáveis, além de aprenderem técnicas de reaproveitamento de cascas e verduras.
A presidente da Funac, Sorimar Sabóia, destaca que a iniciativa se enquadra nas ações de qualificação desenvolvidas pela Fundação. “Neste caso, o foco é a promoção do conhecimento sobre culinária e tradições alimentares, bem como segurança alimentar e aproveitamento integral dos alimentos, evitando desperdícios”, disse.
O titular da Sedes, Paulo Casé Fernandes, por sua vez, ressaltou o caráter de aprendizado da Oficina. “Na Sabores e Saberes levamos informação e cuidado aos que mais precisam. Assim, essas pessoas repassarão para frente todos esses conhecimentos, beneficiando cada vez mais outras pessoas”, afirmou.
Este aspecto também foi enfatizado pela diretora da Esma, Priscilla Swaze. “Proporcionar ações como essa é muito importante, pois traz maior conhecimento e oportunidades para a população. Com essas novas formas de trabalhar os alimentos, eles poderão investir e aprimorar suas habilidades”, finalizou.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI