A Fundação da Criança e do Adolescente (FUNAC), por meio da Escola de Socioeducação do Maranhão (ESMA), iniciou nesta segunda-feira (15), o Curso de Instrutores em Círculos de Justiça Restaurativa e Construção de Paz. A formação tem como objetivo capacitar profissionais da socioeducação para atuarem como instrutores e multiplicadores da metodologia, fortalecendo competências e disseminando práticas de resolução pacífica de conflitos.
A presidente da FUNAC, Sorimar Sabóia, destaca o compromisso institucional com a implementação da Justiça Restaurativa. “A FUNAC entende que a Socioeducação precisa ir além da medida em si, o que justifica essa formação, que reforça a missão da FUNAC de investir em práticas inovadoras de socioeducação, que unem responsabilização, reparação e construção de paz. Os Círculos de Justiça Restaurativa nos permitem criar espaços de diálogo, escuta e transformação, fortalecendo vínculos e preparando os adolescentes para construção de um novo projeto de vida”, afirma.
Durante o curso, os participantes têm acesso a subsídios teóricos e práticos que contribuem para a construção de um olhar crítico e restaurativo diante de situações de conflito, violência e ato infracional. O foco é preparar facilitadores para que também possam formar outros profissionais e ampliar o alcance da Justiça Restaurativa no Maranhão.
A diretora da ESMA, Priscilla Swaze, destacou a importância da iniciativa. “A formação representa um marco para a Socioeducação no estado. Por meio desta iniciativa, podemos oferecer aos nossos profissionais ferramentas que promovam não apenas a responsabilização, mas também a reparação de danos e a construção de um ambiente mais humano e justo”, ressalta.
Uma das facilitadoras do curso, Eunice Leal, ressaltou o papel dos profissionais nesse processo. “É fundamental que cada facilitador compreenda os princípios e valores da Justiça Restaurativa. O curso é um espaço de troca e reflexão, no qual fortalecemos as habilidades necessárias para atuar como instrutores e multiplicadores dessa prática na Socioeducação”, pontua.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI