Nesta segunda-feira (12), as Escolas de Governo do Maranhão criaram a Rede Estadual em ato realizado na EGMA. O projeto tem por finalidade promover o agrupamento das escolas de formação de servidores, ampliando as atividades formativas para os membros da Administração Pública.
“A EGMA participa dessa união visando ampliar a oferta de formação aos servidores do Estado, em particular aos municipais, onde não tem Escola de Governo, tornando-os capazes de enfrentar as novas exigências e paradigmas da gestão pública”, destacou o diretor da EGMA, Odair José.
Estiveram presentes para assinar o termo, a diretora da Escola dos Conselhos Elisângela Correia Cardoso (Sedihpop), Maria Gorete de Sousa, representando a secretária Amanda Costa; a diretora da Escola Superior da Defensoria Pública do Maranhão, Eline Barros; a diretora administrativa da Escola de Saúde Pública do Estado do Maranhão (ESPMA), Ana Lúcia Nunes; a diretora da Escola Ambiental do Maranhão, Layse Campos; o secretário-geral da Escola Superior da Magistratura do Estado do Maranhão (Esmam), Osman Aguiar; a diretora da Escola do Legislativo (Alema), Silvana Leal; o presidente do TCE-MA, representando a Escola Superior de Controle Externo (TCE-MA), conselheiro Washington Luiz de Oliveira; a diretora da Escola de Socioeducação do Maranhão (Funac), Priscilla Swaze; a presidente da Fundação da Criança e do Adolescente, Sorimar Sabóia; e o sub-diretor de ensino da Diretoria de Ensino e Pesquisa do Corpo de Bombeiros do Maranhão, tenente coronel Erison.
Para a diretora da Escola de Saúde Pública do Estado do Maranhão (ESPMA), Ana Lúcia Nunes, o fato das Escolas de Governo do Maranhão trabalharem em rede proporciona o alinhamento das pautas, da logística, entre outros, além do fortalecimento das escolas em si. “Quando trabalhamos em conjunto, nós temos a condição de alinhar as nossas pautas, ter uma intercomplementaridade nas nossas agendas, suporte de logísticas, suporte de apoio institucional e planos de cursos compartilhados. Nós, da Escola de Saúde Pública, participamos de seis redes de escolas no Brasil, e isso vai criando uma força entre as escolas de Saúde Pública, tanto no estado do Maranhão e nos outros estados”, afirmou.
“Com esse ato de criação de Rede de Escolas, consequentemente, vamos chegar aos 217 municípios do Maranhão. Portanto, assinamos com muita alegria esse termo de cooperação com todas as escolas. Trabalharemos em conjunto, inovando, compartilhando cursos e formações”, declarou o presidente do TCE-MA, representando a Escola Superior de Controle Externo (TCE-MA), conselheiro Washington Luiz de Oliveira.
Segundo a diretora da Escola do Legislativo (Alema), Silvana Leal, “com o ato de criação de Rede de Escolas, iremos alcançar mais servidores, além de trabalharmos em conjunto e, como resultado, facilitamos o compartilhamento de cursos, formações, treinamentos para todos os servidores públicos do Maranhão”.
Já o secretário-geral da Escola Superior da Magistratura do Estado do Maranhão (Esmam) afirmou que a criação da Rede facilita o alcance dos servidores do Maranhão. “A principal função deste ato de criação da Rede das Escolas é a utilização de recursos em conjunto. Dessa forma, facilita a melhor qualidade dos serviços públicos”, disse.
Integrantes
Fazem parte da Rede Estadual de Escolas de Governo, além da EGMA, a Escola dos Conselhos Elisângela Correia Cardoso (Sedihpop), a Escola Superior da Defensoria Pública do Maranhão, a Escola de Saúde Pública do Estado do Maranhão (ESPMA), a Escola Ambiental do Maranhão, a Escola Superior da Magistratura do Estado do Maranhão (Esmam), a Escola do Legislativo (Alema), a Escola Superior de Controle Externo (TCE-MA), a Escola Superior do Ministério Público do Maranhão (ESMP), a Diretoria de Ensino da Polícia Militar do Maranhão, a Escola de Socioeducação do Maranhão (Funac) e a Diretoria de Ensino e Pesquisa do Corpo de Bombeiros do Maranhão.
Protocolo de intenções
Os representantes das Escolas presentes firmaram um protocolo de intenções, com o objetivo de promover a cooperação recíproca entre as Escolas de Governo, implementando ações conjuntas relacionadas ao aperfeiçoamento do potencial do ser humano. Poderão integrar a Rede Estadual de Escolas de Governo do Maranhão, as escolas de formação de servidores/colaboradores dos três poderes e dos demais entes federados sediados no estado do Maranhão, desde que assinem o Protocolo de Intenções.
Coordenação Colegiada
A Rede Estadual de Escolas de Governo do Maranhão é representada pela Coordenação Colegiada, composta por um coordenador geral, um coordenador adjunto e um secretário, membros eleitos para um mandato de dois anos, permitida uma recondução. As Escolas das quais forem eleitos os membros para a Coordenação Colegiada indicarão um suplente, que permanecerá nessa condição até o final do respectivo mandato, salvo motivo justificável.
A primeira eleição da Coordenação Colegiada será por meio de votação, a ser realizada na primeira reunião ordinária após a assinatura e publicação do protocolo de intenções, com a presença de dois terços das instituições que compõem a Rede Estadual de Escolas de Governo do Maranhão.
Podem votar a ser votados os representantes titulares das escolas integrantes da rede. Na ausência do representante titular, o suplente terá direito a voto, mas não poderá ser votado.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI