3/10/2024 7:28 pm

ESMA comemora oito anos com semana de formação para servidores

A Escola de Socioeducação do Maranhão (ESMA) comemorou seu oitavo aniversário com uma série de atividades formativas direcionadas aos servidores do sistema socioeducativo. A semana de formação, especialmente planejada para marcar a data, teve como objetivo aprimorar as habilidades dos profissionais que atuam na socioeducação, abordando temas relevantes e inovadores.

A presidente da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), Sorimar Sabóia, também participou das atividades e destacou a importância da formação contínua dos servidores. “A ESMA tem sido fundamental na capacitação dos nossos profissionais, garantindo que eles estejam sempre atualizados e preparados para enfrentar os desafios da socioeducação. Celebrar esses oito anos com uma semana dedicada à formação reafirma nosso compromisso com a qualidade do atendimento que oferecemos e com o desenvolvimento integral dos adolescentes”, afirmou.

Curso de Português Instrumental

Servidores dos Centros Socioeducativos e Sede Administrativa aprenderam técnicas de comunicação escrita, como a redação de documentos oficiais, e também como redigir e inserir os documentos no Sistema Eletrônico de Informações (SEI). A oficina de português foi conduzida pela professora Zuleika de Souza Barros, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Já a qualificação sobre o SEI! Foi coordenada por Leila Menezes, que é assistente social e chefa de gabinete da Funac.

Segundo Zuleika, a oficina teve como objetivo discutir a produção da escrita a partir de documentos oficiais, ajudando os profissionais a desenvolver habilidades em escrita formal e verificação textual. “É uma estratégia para proporcionar um olhar mais cuidadoso com o uso da linguagem portuguesa, critérios de textualidade, para que o texto que eles produzam, sejam relatórios, seja um ofício, tenha uma linguagem mais clara, mais formal e mais objetiva”, explicou.

Projetos de Vida

A importância de pensar em projetos de vida para os adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas foi o foco da oficina ministrada pela pedagoga Doralice Mendonça. A ideia central é permitir que, a partir do conteúdo apresentado, os profissionais possam desenvolver técnicas para ajudar os socioeducandos a construírem metas claras e alcançáveis para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Doralice ressaltou a necessidade de sensibilizar os técnicos quanto à importância dos projetos de vida para os adolescentes. “Se é uma necessidade para a educação básica, todos os alunos até o ensino médio precisam ter essas habilidades. O socioeducativo também. Como é que nós podemos fazer isso? Com perguntas que façam esse adolescente refletir, que faça com que ele crie um projeto de vida e ressignifique a vida”, destacou.

A assistente social Sâmela Pacheco falou da importância da formação e do trabalho desenvolvido pela Funac. “A socioeducação deve garantir os direitos dos adolescentes, ajudando-os a refletir criticamente sobre o futuro, pensar em projeto de vida, é pensar também em direito. Então, qual é a perspectiva que esse adolescente tem durante o cumprimento da medida e pós-medida?”, questionou.

Celebração e Inovação

A diretora da ESMA, Priscilla Swaze, enfatizou a importância de celebrar os oito anos da instituição com atividades formativas. “Desde o início concebemos celebrar esses oito anos com formação, que é a atividade fim que a gente executa. Então, planejamos essa semana, mas de forma mais enfática, dedicada à formação e com públicos e temáticas que a gente ainda não tinha realizado”, afirmou.

Priscilla mencionou a relevância dos temas abordados, como o projeto de vida e o português instrumental, que são essenciais como ferramentas de trabalho.

Programação da Semana

Além das oficinas já mencionadas, foi realizada também a Formação Intermediária em Defesa Pessoal, para aprimorar técnicas de defesa pessoal, voltada para os profissionais da área de segurança. A programação da semana incluiu ainda diversas outras atividades que visam enriquecer o conhecimento e a prática dos servidores da socioeducação.

Priscilla Swaze revelou que ainda trará mais surpresas e temas inovadores, mantendo o compromisso da ESMA com a formação contínua e a excelência no atendimento socioeducativo. “A semana de formação da ESMA não só celebra uma trajetória de dedicação e trabalho, mas, também, reafirma o compromisso da instituição com o desenvolvimento contínuo de seus profissionais e a qualidade do atendimento prestado aos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas”, finalizou.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI