25/06/2025 6:29 pm

Funac promove formação em Práticas Restaurativas

Nesta quarta-feira, 25, a Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) realizou mais uma edição da Oficina Sociopedagógica – Dinâmica em Práticas Restaurativas. A iniciativa, realizada por meio da Escola de Socioeducação do Maranhão (Esma), teve como tema “Reavivar a criatividade em Práticas Restaurativas”.

A Formação foi destinada a a socioeducadores que atuam nos Centros Socioeducativos com a metodologia das Práticas Restaurativas. Trata-se de uma ação prevista no Planejamento Estratégico da Funac, que auxilia nos processos de trabalho de forma mais democrática, tanto para o exercício da gestão, como para a intervenção da equipe com adolescentes e famílias.

De acordo com a presidente Sorimar Sabóia, a qualificação tem como objetivo oferecer ao corpo de servidores uma ferramenta de trabalho pedagógico, para atuação junto aos adolescentes, no desenvolvimento das atividades e intervenções em situações de conflitos. “É mais que uma metodologia. É uma ferramenta sociopedagógica capaz de gerar uma nova mentalidade que traz inúmeros benefícios para a Socioeducação, na medida em que possibilita a prevenção de situações de violência e fornece instrumentos que norteiam a resolução de conflitos ou relações sociais afetadas por eventuais situações negativas”, esclareceu.

A Formação teve como facilitadoras a chefe do Núcleo de Práticas Restaurativas e Bem-Estar do Servidor, Rita de Cássia Oliveira, e a instrutora e facilitadora em Práticas Restaurativas, Raimunda Ferraz. Para a condução dos trabalhos, as profissionais utilizaram a metodologia do Círculo Restaurativo, com exposição dialogada.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI