1/08/2025 4:48 pm

Funac lança projeto de Práticas Restaurativas no Piauí

A iniciativa visa implantar a qualificação para contribuir com o sistema socioeducativo do estado

A presidente da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) participou nesta terça-feira, 29, do Projeto de Implantação de Práticas Restaurativas no Atendimento Socioeducativo do Estado do Piauí. A iniciativa se deu a convite da Secretaria do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (SASC), por meio da Superintendência de Direitos Humanos (SUDH).

O curso faz parte das metodologias executadas pela Fundação e será implantado no sistema socioeducativo piauiense, por meio da Escola de Socioeducação do Maranhão (Esma). A ação inicial incluiu apresentação da metodologia restaurativa, rodas de diálogo e círculos restaurativos, atividade que contou com a participação de 70 pessoas, divididas em dois grupos.

A qualificação em Práticas Restaurativas tem como objetivo oferecer ao corpo de servidores uma ferramenta de trabalho pedagógico, para atuação junto aos adolescentes, no desenvolvimento das atividades e intervenções em situações de conflitos. “É uma metodologia sociopedagógica capaz de gerar uma nova mentalidade e que traz inúmeros benefícios para a Socioeducação, na medida em que possibilita a prevenção de situações de violência e fornece instrumentos que norteiam a resolução de conflitos ou relações sociais afetadas por eventuais situações negativas”, explicou Sorimar  Sabóia, durante o evento.

O curso será realizado em 03 módulos, sendo o I Módulo – Evento de Sensibilização, o II Módulo – Curso Introdutório e o III Módulo – Curso de Facilitadores, com estágio supervisionado. “É a metodologia que aplicamos nas formações que realizamos com os servidores do sistema socioeducativo do Maranhão”, ressaltou a diretora da Esma, Priscilla Swaze.

Demanda

O objetivo da implantação das Práticas Restaurativas no sistema socioeducativo do Piauí é potencializar um atendimento de qualidade. Neste contexto, a SASC, bem como Superintendência de Direitos Humanos (SUDH) e Diretoria da Unidade de Atendimento Socioeducativo (DUASE) consideram imprescindível a prevalência da ação socioeducativa sob os aspectos sancionatórios, de forma a garantir os direitos humanos e o desenvolvimento de ações educativas que visem à formação da cidadania e a inclusão social do adolescente.

A superintendente de Direitos Humanos, Sônia Terra, destacou que a iniciativa é um avanço na política socioeducativa do Piauí, pois permite trabalhar não só com os socioeducandos, mas também com os servidores, no sentido de restabelecer uma mediação de conflitos que envolva famílias, adolescentes e equipes técnicas.

Ela, que na ocasião representou o secretário do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (SASC), João de Deus Sousa, enfatizou que a Funac tem atuado de forma ativa no suporte ao sistema socioeducativo do Governo do Piauí. “A Funac, por meio de sua presidente Sorimar Sabóia, tem estado sempre disponível a contribuir conosco para fortalecer a Socioeducação. Isso tem sido fundamental, para que possamos adotar essa rica metodologia, que é um processo coletivo que busca soluções sem apontar culpados, promovendo relações mais humanas e baseadas nos direitos sociais”, afirmou.

Para Cícera Andrade, diretora de Atendimento Socioeducativo da SASC, a implantação da Formação em Práticas Restaurativas é mais um passo para resultados positivos no contexto socioeducativo. “Temos registrado muitos avanços, resultado de muito trabalho e parcerias e articulação. Esse curso é mais um passo que nos munirá com elementos importantes para a qualificação de nossos servidores, por meio dos quais garantiremos mais benefícios para a Socioeducação do Piauí”, completou.

Próximos passos

A Formação em Práticas Restaurativas em Teresina será realizada de forma presencial, com aulas teóricas e práticas, ministradas por profissionais qualificados, com conhecimentos específicos de socioeducação e práticas restaurativas. “Agora, iremos organizar uma agenda com a programação para cada um dos módulos”, finalizou Sorimar Sabóia.

 

 

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