2/09/2025 2:27 pm

Funac promove formação sobre assédio na Socioeducação

A Escola de Socioeducação do Maranhão (Esma), da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), realizou na última sexta-feira (29 de agosto), uma formação especial sobre o tema “Assédio na Socioeducação”, reunindo servidores da sede administrativa e dos centros socioeducativos.

A iniciativa integra o calendário institucional de capacitações da Fuanc, por meio da Esma, com o objetivo de fortalecer um ambiente de trabalho ético, respeitoso e livre de práticas abusivas. A atividade foi conduzida pela equipe da escola, composta por Milton Marinho, Doralice Mendonça e pela diretora Priscilla Swaze.

A presidente da Funac, Sorimar Sabóia, ressaltou a relevância da pauta para a instituição. “A formação sobre assédio é fundamental para consolidarmos um espaço institucional de respeito, segurança e valorização dos nossos servidores. A socioeducação exige profissionais comprometidos com o cuidado e a ética e esse tipo de iniciativa reforça que não há espaço para assédio ou condutas que comprometam a dignidade no ambiente de trabalho”, pontuou.

A diretora Priscilla Swaze ressaltou a importância da iniciativa, destacando que a formação visa ampliar a compreensão do que configura assédio no ambiente de trabalho socioeducativo, discutir formas de prevenção e orientar sobre os canais institucionais de denúncia e acolhimento.

“O enfrentamento ao assédio é uma pauta essencial para garantir a integridade física e emocional dos servidores e servidoras, além de fortalecer a qualidade das práticas socioeducativas. Desde 2024 estamos realizando um processo formativo focado nos debates sobre as configurações de assédio e formas de prevenção pela cultura de paz e as práticas restaurativas”, afirmou.

A diretora acrescentou que o processo formativo já passou por uma etapa inicial, envolvendo gestores regionais, e agora está sendo direcionado aos demais servidores. “Fizemos uma primeira rodada com as chefias em todas as regionais e, agora, estamos voltando a nossa atenção para os servidores nesse processo de conscientização e formação. O nosso intuito é a construção de melhores relações interpessoais no espaço de trabalho, focado no diálogo, por meio das práticas restaurativas e da comunicação não violenta, e na gestão das emoções, com as oficinas mensais sobre inteligência socioemocional”, completou Priscilla Swaze.

A formação abordou, ainda, aspectos legais, práticos e pedagógicos sobre o enfrentamento ao assédio. De acordo com a direção da Esma, novas etapas do processo formativo devem ocorrer até o fim do ano, contemplando todos os servidores da socioeducação.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI