11/06/2016 9:07 pm

Governo certifica 350 servidores que atuam nas unidades da Funac

CURSO GOVERNO
O Governo do Maranhão capacitou 350 servidores que atuam nas Unidades de atendimento da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), no Curso de Rotinas e Procedimentos de Segurança realizado em parceria com a Secretaria de Estado e Administração Penitenciária (Seap). O curso foi realizado na Academia de Gestão Penitenciária (Agepen) e contou com a carga horária de 50 horas.

Com a proposta de capacitar os agentes socioeducativos que atuam nas unidades de atendimento, o curso contou com atividades teóricas e práticas para preparar os profissionais em suas atividades diárias. Na tarde da última sexta-feira (10), a sétima turma, recebeu o certificado de conclusão. Representando o secretário de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Francisco Gonçalves, a assistente social Juliana Aguiar parabenizou os profissionais e ressaltou a importância do trabalho humanizado dentro das unidades da Funac.

“Quero parabenizar todos os profissionais que atuam no sistema socioeducativo e que exerçam suas atividades sempre pautados na ética e no respeito aos direitos humanos. Aproveito também para agradecer a parceria firmada com a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap)”, afirmou a assistente social Juliana Aguiar.

Para a presidenta da Funac, Elisângela Correia Cardoso, a capacitação e formação dos servidores que atuam no atendimento socioeducativo é a demonstração do compromisso da gestão desenvolvida pelo governador Flávio Dino. “Esse é o momento de celebrar a capacitação de 350 profissionais e que foi esperada por muitos anos pelos servidores. O curso traz essa dimensão de que nós precisamos alinhar os procedimentos de segurança dentro dos nossos espaços para que possamos ter êxito. Precisamos nos unir para podermos avançar nas ações necessárias para fortalecer o atendimento socioeducativo”, comentou.

O diretor da Academia de Gestão Penitenciária (Agepen), Fabiano Cavalcante, falou sobre a dinâmica do curso. “Foram trabalhados de forma teórica e prática a segurança socioeducativa, levando em conta a realidade do atendimento dos socioeducandos. Os servidores foram devidamente instruídos para desempenharem suas funções de maneira humanizada, no atendimento socioeducativo, para que eles possam colocar em prática tudo que aprenderam”, explicou.

Para Eunice Fernandes, diretora da Casa de semiliberdade Nova Jerusalém e que já trabalha no atendimento socioeducativo há 15 anos, o curso veio em boa hora. “O curso proporcionou aos servidores da Funac ter a noção de segurança na prática. Hoje o servidor já sabe como fazer os procedimentos e o quanto é importante seguir a questão da segurança para que se desenvolva um bom trabalho. Na Fundação é a primeira vez que o curso é oferecido, o que demonstra o empenho da gestão na capacitação dos servidores em rotinas e procedimentos de segurança. O curso foi muito bem elaborado fazendo a relação da segurança com a socioeducação, sempre respeitando os direitos humanos. O curso foi além das expectativas”, ressaltou.

Os servidores comemoram o fato da gestão da Funac ter contemplado com o curso os servidores de São Luís e Imperatriz. “Podemos perceber o interesse da gestão de fazer o nivelamento do atendimento aos socioeducandos tanto da capital, quanto do interior. Nos sentimos contemplados com essa visão de unificar o atendimento e trazer para os profissionais possibilidades diversas pautadas na segurança eficiente. O curso foi excelente e já pensamos em participar de outros”, comentou Deurilene Mesquita, pedagoga do Centro de Juventude Cidadã (semiliberdade masculina localizada em Imperatriz).

A presidente da Funac ressaltou, ainda, a importância da formação continuada para fortalecer as ações de segurança preventiva e interventiva nas unidades da Fundação. “Está sendo implementado a coordenação de segurança e a formação será dada de forma continuada, com o objetivo de ter uma intervenção qualificada. Será formada uma nova turma para o grupo de intervenção de segurança, com 40 horas que contará com a parceria da Seap por meio da Academia de Gestão Pentenciária (AGEPEN)”, esclareceu Elisângela Correia Cardoso.

Um dos formandos, Jhony Ferreira, falou sobre o curso oferecido. “O curso veio para aumentar a nossa capacidade e mostrar a direção correta do trabalho, foi bastante proveitoso. Com a formação continuada a tendência é só melhorar. Tivemos tanto o treinamento prático quanto o ensino teórico, o que nos garante as condições necessárias para trabalharmos nas unidades”, pontuou.

Para Haroldo Durans, vice-diretor do Canaã, o curso foi muito proveitoso, os professores excelentes. “O curso serviu para somar ao trabalho já desempenhado pelos profissionais, sejam os que já atuam no atendimento ou que ingressam a pouco tempo”, disse.

Os servidores da Funac foram instruídos em ética e cidadania, manuseio de instrumentos de segurança não letal, prática de revista nos internos e procedimentos de deslocamento dos socioeducandos. Além disso, ainda receberam aulas de mediação de conflitos e intervenção em crise.

Rita Oliveira, chefe de gabinete da Funac, destacou a importância do curso. “Eu acho que o curso foi de extrema importância para o servidores e para a Funac ter essa parceria com a Seap, vai qualificar ainda mais para o trabalho direto com os adolescentes. O curso proporcionou o alinhamento concreto e adequado para o uso de todos os equipamentos de segurança”, explicou.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI