Qualificar os servidores para que possam desenvolver suas funções com excelência no atendimento socioeducativo é a meta da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) por meio da Escola de Socioeducação do Maranhão (ESMA).
A primeira turma de educadores do curso de Formação Básica visa aliar teoria a prática. No curso foram trabalhados os seguintes temas: Violência institucional – Mediação de conflitos e práticas restaurativas; A função pedagógica da socioeducação; ação pedagógica e responsabilização na metodologia da socioeducação; e Rotinas e procedimentos de segurança.
“Eu acho muito importante essa formação para os servidores do atendimento socioeducativo. Espero participar de mais cursos”, ressalta a socioeducadora do Centro de Juventude Florescer, Lúcia Andrade.
A gestora da ESMA, Magdahyl Portela, destaca a formação como muito positiva e que a Escola atingiu o seu objetivo. “O que pudemos observar durante o período de capacitação foi uma dedicação tanto dos facilitadores quanto dos cursistas, com 100% de participação”, afirma.
“Esse curso foi dez, um incentivo muito grande para os profissionais da socioeducação, me sinto realizado por ter feito esse curso e vou colocar tudo que aprendi em prática”, ressalta o educador do Centro de Juventude Canaã, Lucivaldo Pinheiro.
O coordenador do Projeto da ESMA, Kenneth Sebastian, avalia a formação da primeira turma de educadores como muito proveitoso. “Podemos observar que o conhecimento adquirido por eles vai repercutir nas unidades, na prática diária do atendimento socioeducativo. É necessária essa formação para o quadro de funcionários da Funac. Vimos isso no curso, nessas duas semanas, eles inclusive exigem uma qualificação para fazer esse atendimento de forma satisfatória que é necessário para as unidades”, explica.
O socioeducador Eudes de Sena destaca que o curso foi de grande aproveitamento. “Nós servidores da Funac estamos de parabéns por termos a oportunidade de participar de uma formação tão importante e com professores tão qualificados”, afirma.
“Achei o curso muito bom para obtermos novos conhecimentos. Espero que todos os servidores tenham a oportunidade de se capacitar”, ressalta o educador Raimundo dos Santos.
A segunda turma de educadores está marcada para participar da capacitação no período de 2 a 12 de maio das 08h às 18h, na Escola de Socioeducação do Maranhão, localizada na Rua Cãndido Ribeiro, nº 850, Centro.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI