Servidores das unidades socioeducativas da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) participaram de uma capacitação básica, promovida pela Escola de Socioeducação do Maranhão (Esma), no período de 15 a 19 de maio, na Universidade Federal do Maranhão, em Imperatriz.
O intuito foi aprimorar a ação dos profissionais que atuam nas medidas privativas e restritivas de liberdade, por meio do alinhamento teórico. Desta etapa, participaram mais de 45 servidores entre assistentes sociais, advogados, psicólogos, pedagogos, educadores sociais e outros profissionais da Fundação.
Temas como o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA; a lei do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo; Ética Profissional e Relações Interpessoais no Ambiente de trabalho; Parâmetro de Segurança no Atendimento Socioeducativo; Regimento Interno e Noções sobre Direitos Humanos foram colocados em pauta com os profissionais.
“A capacitação é uma necessidade constante de todos os profissionais que atuam na socioeducação e realizar esses momentos formativos é o objetivo maior da Escola”, destacou a diretora da Escola, a assistente social Magdahyl Vasconcelos. “E foi muito proveitoso a formação com as equipes de Imperatriz, eles puderam absorver os conceitos e isso vai contribuir ainda mais na gestão da rotina socioeducativa das unidades”, completou.
A assistente social do Centro Socioeducativo da Região Tocantina, Cybele Cavalcante, ressaltou a importância da troca de conhecimento com outros profissionais. “Aprimoramos o nosso conhecimento e compartilhamos experiências. A capacitação foi essencial para nortear o trabalho dos servidores da Fundação. A partir de então, executaremos nossas ações e o processo de desenvolvimento do adolescente com mais qualidade, favorecendo a sua integração na sociedade”, afirmou.
“Foi possível adquirir conhecimentos, que vão orientar melhor a nossa prática na rotina socioeducativa. A equipe que nos acompanhou na capacitação teve eficiência na transmissão dos conteúdos”, ressaltou o educador social, Márcio Sousa. “Aprendemos e trocamos experiências, isso fortalece o nosso trabalho também”, disse outra participante, a educadora Maria da Conceição Costa.
Os conteúdos foram facilitados pela assistente social Teresa Neumann; filósofa Ariane Santos Ribeiro Melônio; defensor público, Fábio Carvalho dos Santos; psicólogo Wladimir Gama e pelo diretor do Centro Socioeducativo da Região Tocantina, Reydeglan de Sousa.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI