13/03/2018 9:28 pm

Funac realiza aula inaugural do Projeto de Formação Básica para o Sistema Socioeducativo do Maranhão

 

A Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), por meio da Escola de Socioeducação do Maranhão (Esma), realizou, na última sexta-feira (9), a aula inaugural do projeto Formação Básica para o Sistema Socioeducativo do Maranhão. Com o tema Formação e Qualificação Profissional dos Atores do Sistema Socioeducativo, o curso é voltado à capacitação dos servidores. O coordenador da Escola Nacional de Socioeducação (ENS), vinculada à Universidade de Brasília (UnB), Bernardo Kipnis, ministrou a palestra magna.

A presidente da Funac, Elisângela Cardoso, ressalta a importância do processo de formação e destacou o trabalho da Fundação. “Trabalhamos com um tema bastante desafiador e também desconhecido para a maioria da população, que é o atendimento socioeducativo”.

Participaram do curso “Gestão de pessoas no atendimento socioeducativo”, chefes de setores e gestores das unidades. “Atualmente na Funac trabalhamos a gestão participativa e nós precisamos trabalhar em equipe e nos fortalecer”, afirmou o coordenador do Projeto, Kennet Sebastian. Ele afirmou que é necessário somar os diferentes saberes e fazer um trabalho com compromisso, ética e responsabilidade.

Palestra

O coordenador da Escola Nacional de Socioeducação, Bernardo Kipnis destacou o processo formativo para os servidores e falou da visão da ENS na formulação da socioeducação como política pública.

“Eu fiz questão de vim para a aula inaugural da Esma, pois considero fundamental essa iniciativa e no contexto da socioeducação faz muita diferença. Que possamos juntos realizar a formação daqueles que estão envolvidos no dia a dia com a socioeducação. A ENS dará sua contribuição aqui na ESMA”, afirmou Bernardo Kipnis.

O evento teve como público, os servidores da Funac e membros do sistema de justiça. Na oportunidade também foram certificados os alunos da turma gestão de pessoas no atendimento socioeducativo.

“Para nós da Funac que trabalhamos com o sistema socioeducativo foi muito importante o curso sobre gestão de pessoas voltados para o nosso público. Tivemos oportunidade de rever as nossas práticas e conceitos, para realizar um atendimento com qualidade”, afirmou Benedita Freire, participante do curso.

Presentes na aula inaugural, a diretora Técnica da Funac, Lúcia Diniz; a diretora da ESMA, Magdhayl Portela; o coordenador do Projeto, Kenneth Sebastian, a assistente social, Tereza Neumann; a pedagoga, Doralice Mendonça; a professora da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Carla Cecília Serrão Silva; o juiz da 2ª Vara da Infância e Juventude, José dos Santos Costa; a promotora da infância Aracelly Ribeiro; a defensora pública da infância e juventude, Isabella Miranda; chefes de setores da Funac, diretores das Unidades da Funac e servidores.

 

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI