12/02/2019 5:39 pm

Mais de mil servidores da Funac foram capacitados pela ESMA

Turma do curso de qualificação básica e específica para motoristas. (Foto: Érica Gomes)

Com o foco na capacitação dos servidores que atuam no atendimento socioeducativo, a Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), por meio da Escola de Socioeducação do Maranhão (ESMA) ofereceu aos profissionais que atuam na Divisão de Serviços Gerais e Transporte (DSGT), o curso de Qualificação Básica e Específica para Motoristas. Foram ministrados conceitos, legislação, rotinas e procedimentos da socioeducação; direção defensiva e relações interpessoais.

“Nós precisamos aprender sempre, pois não sabemos tudo. Temos muitos desafios na socioeducação e como motoristas a dimensão de segurança tem que ter o tempo todo. Então, à atenção, a responsabilidade tem que está presente no dia a dia”, afirma a presidente da Funac, Elisângela Cardoso.

A diretora técnica Lúcia Diniz destaca a importância da participação de cada servidor nos cursos oferecidos pela Escola de Socioeducação do Maranhão. “Passamos por um momento muito bom, pois todos os profissionais foram atualizados com conteúdos relativos ao nosso trabalho, que é de alta complexidade”, afirma.

Para o chefe da DSGT, Adeilson Sousa, o curso foi muito proveitoso e teve participação efetiva de todos os profissionais. “Que possamos absorver os ensinamentos e desenvolver nosso trabalho cada vez mais com perfeição, responsabilidade e pontualidade. Quero agradecer cada profissional pelo empenho”, pontua.

“Eu estou muito feliz por ter tido a oportunidade de atualizar os meus conhecimentos, que vai somar na minha rotina profissional” destaca o motorista Adeilton Amaral.

Capacitação

Em 2018, a ESMA capacitou 1.343 servidores da Fundação da Criança e do Adolescente, nos cursos de Formação continuada: Gestão de pessoas no atendimento socioeducativo; Qualificação da intervenção socioeducativa no âmbito sociopedagógico; Qualificação básica e específica para motoristas, cozinheiros e operacionais.

Ainda este mês serão oferecidas duas turmas para o curso de formação continuada Qualificação da Intervenção Socioeducativa no Âmbito Pedagógico. É uma capacitação direcionada a professores, profissionais de saúde e técnicos que atuam no sistema socioeducativo em meio aberto ou fechado. São 90 vagas divididas em duas turmas, nos turno matutino e vespertino. As aulas serão realizadas no auditório da ESMA, localizado na Rua Cândido Ribeiro, nº850, Centro.