25/09/2020 11:03 am

Servidores da Socioeducação participam da oficina de Elaboração de Relatórios Técnicos

A Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), por meio da Escola de Socioeducação do Maranhão (ESMA), promove mais uma atividade formativa com a Oficina da Socioeducação, com a temática “Elaboração de Relatórios Técnicos”, a transmissão foi feita pela Plataforma Google Meet e ministrada pelas facilitadoras Profas. Mestras Carla Serrão e Zuleica Barros, para aprimorar a construção de relatórios das equipes técnicas que atuam no sistema socioeducativo.

A diretora da ESMA, Priscilla Swaze destacou que a oficina foi mais uma atividade formativa importante para que os profissionais possam aprimorar a construção de relatório, documento fundamental no processo socioeducativo e que demarca a evolução dos socioeducandos na medida.  “O tema despertou os participantes para um olhar mais complexo e crítico sobre o documento e os elementos que o embasam. A Esma teve um retorno positivo da atividade, agregando profissionais das unidades socioeducativas da Funac – Maranhão, do Espírito Santo e Distrito Federal”, afirma.

Para a assistente social, Ana Patrícia, a oficina de relatórios promovida pela ESMA foi importante para todos os técnicos da socioeducação do Maranhão.  “Permitiu que tivéssemos acesso tanto aos conhecimentos técnicos, como a troca de experiência com profissionais da socioeducação do meio fechado e meio aberto. Com a capacitação poderemos qualificar ainda mais nossos relatórios no cotidiano do trabalho”, pontua.

“Na segunda etapa da oficina tivemos um momento para exercitar o que foi repassado. Momentos como esses são importantes para fortalecer o sistema socioeducativo, ocasião em que conseguimos fazer um elo com outros estados e com todos os profissionais que constroem a socioeducação no Brasil. Assim fortalecemos o trabalho desenvolvido na Fundação, ao aprimorarmos nossas técnicas e nossos conhecimentos”, complementa Ana Patrícia.

A professora mestre, Carla Serrão, que ministrou a oficina parabenizou a Funac pela iniciativa de realizar a capacitação, para atender a demanda dos profissionais que trabalham na elaboração de relatórios. “Considero relevante e útil ao trabalho esse tipo de capacitação embora os técnicos já tenham experiência na elaboração de relatórios, é uma possibilidade de atualização dos conhecimentos, da experiência e da própria técnica de construção dos relatórios, levando em conta questões mais atuais que estão presentes no contexto das medidas socioeducativas, é uma forma também de alertar a equipe técnica de elementos que são importantes para a avaliação dos socioeducandos. O retorno que tivemos foi muito positivo, declara Carla.