10/05/2021 6:26 pm

Servidores da Socioeducação participam do curso de Legislação Sanitária



A Escola de Socioeducação do Maranhão (ESMA), da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), realizou nesta quinta-feira (6), pela plataforma Google Meet, o curso modular, com o tema Legislação Sanitária na Socioeducação. O curso foi ministrado pela nutricionista e especialista em Nutrição Clínica e Funcional, Raquel Sampaio. Participaram coordenadores de higiene e alimentos, cozinheiras e auxiliares de cozinha do sistema socioeducativo em meio fechado/aberto.


A nutricionista Raquel ressalta que após o curso de boas práticas de manipulação de alimentos surgiu a necessidade de falar sobre legislação sanitária, para que o profissional tenha embasamento teórico acerca de suas funções. “O módulo vem para preencher essa lacuna para que o profissional tenha conhecimento de suas atividades e saiba o que é de sua responsabilidade, o que é de responsabilidade da instituição, corresponsabilidade conjunta para que ele possa ter mais qualidade no serviço prestado”, afirma Raquel.


“Foi detalhado a RDC 216 de 2004 da ANVISA que traz o regulamento técnico de boas práticas para o serviço de alimentação. Nós esperamos com isso que todos se identifiquem e consigam compreender o papel importante da legislação dentro de um serviço de alimentação”, complementa a nutricionista.


Para Francivaldo Martins, coordenador de Higiene e Alimentos do Centro Socioeducativo de Semiliberdade de Timon, o curso vai contribuir de forma significativa para os profissionais do sistema socioeducativo. “Aprendemos a identificar e analisar os riscos que se apresentam nesse campo de atuação e como fazer intervenções, quando necessário”, destaca.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI