18/12/2023 8:09 pm

Funac participa de formação para profissionais dos CREAS Regionalizados

A Diretoria Técnica da FUNAC, por meio da Escola de Socioeducação do Maranhão (ESMA), realizou atividade formativa para as equipes multidisciplinares dos CREAS (Centro de Referencia Especializado em Assistência Social) Regionalizados, compostas por assistentes sociais, advogados e psicólogos que atuam na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Sedes).

Tendo como tema “Adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em meio fechado: fluxo de atendimento e funcionamento do serviço”, a atividade formativa teve como facilitadoras a diretora técnica da Funac, Lúcia Diniz,  e a assistente social da Diretoria Técnica, Pollyana Gonçalves. Participaram da atividade 16 técnicos das Regionais e a superintendente da Proteção Social Especial, Amparo Seibel, e sua equipe. A formação contou com várias abordagens, e aquele desenvolvido pela Funac foi sobre o fluxo do atendimento socioeducativo privativo e restritivo de liberdade no Maranhão.

As reflexões do debate foram potentes sobre o atendimento socioeducativo, e um dos encaminhamentos foi a proposição de um Termo de Cooperação Técnica para fortalecimento intersetorial entre a Funac e Sedes.De acordo com a presidente da Funac, Sorimar Sabóia, processos formativos como esse qualificam a atuação dos atores responsáveis pelo atendimento socioeducativo. “Em nossa gestão, temos priorizado e investido no aprimoramento profissional, tanto dos nossos servidores, quanto dos demais atores que integram o Sistema Socioeducativo do Maranhão”, enfatiza.