18/12/2023 7:48 pm

Funac realiza ciclo de diálogos sobre empregabilidade para o público LGBTQIA+

A Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), por meio da Escola de Socioeducação do Maranhão (Esma) realizará, a partir da próxima terça-feira (9) até o dia 12, um ciclo de diálogos sob o tema: A inserção do público LGBTQIA+ no espaço de trabalho da Socioeducação – Contexto e implicação nas relações interpessoais.

“A empregabilidade de pessoas trans e inserção no mercado de trabalho é uma pauta defendida pela Funac, reafirmando a defesa intransigente dos direitos humanos. O objetivo desta ação é debater a temática para falar da importância da inserção de pessoas LGBTQIA+ no ambiente de trabalho da Fundação e suas implicações pautadas no respeito à diversidade sexual. Atualmente, a Funac conta com pessoas da comunidade LGBTQIA+, sobretudo, pessoas trans, inseridas em seu quadro de servidores e socioeducandas, o que reforça a urgência em dialogar sobre o tema para um melhor atendimento e boas relações interpessoais”, destacou a presidente da Funac, Sorimar Sabóia.

A programação será iniciada com uma “live” na próxima terça-feira, dia 9 de maio, das 16h30 às 18h, pelo canal do Youtube da Funac, voltada para os profissionais do Atendimento Socioeducativo (meio aberto e fechado) e público em geral. A “live” terá como convidados o advogado Thiago Gomes Viana, a jornalista Lohanna Pausini e o psicólogo Ricardo Lima. Os interessados podem se inscrever pelo site da Esma: esma.funac.ma.gov.br.
Já nos Centros Socioeducativos e Sede Administrativa da Funac, as rodas de conversa serão realizadas de forma presencial pela equipe da ESMA, voltada para servidores, de 10 a 12 de maio, em São Luís, Imperatriz e Timon.

Confira a programação e horário de cada unidade:

– Sítio Nova Vida – 10/05 – 11h

– Sede e Atendimento Inicial – 10/05 – 16h

– São José de Ribamar – 10/05 – 17h

– Florescer – 11/05 -17h

– São Cristóvão – 11/05 – 17h

– Canaã – 12/05 – 13h

– Região Tocantina – 25/05 – 16h30

Sobre os convidados:

– Thiago Gomes Viana é advogado especializado em Direito Antidiscriminatório. Doutorando em Direito (UnB). Mestre em Direito (UFMA). Professor voluntário da Faculdade de Direito da UnB. Pesquisador do Observatório de Políticas Públicas LGBTI+ do Maranhão. Membro da Comissão da Diversidade Sexual da OAB/DF.

– Lohanna Pausini é Jornalista e Assessora da Funac. Secretaria Geral do Conselho Estadual LGBT+, Diretora da Casa FloreSer Maranhão.

– Ricardo Lima é Psicólogo e Presidente do Conselho Estadual LGBT+ do Maranhão.

Serviço:

O que: Roda de Diálogos sobre pessoas LGBTQIA+ no ambiente de trabalho da FUNAC

Quando: De 9 a 12/05

Onde: Centros Socioeducativos da Funac (São Luís, Imperatriz e Timon)

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI