18/12/2023 7:34 pm

Gestão da Funac é destaque em produção científica nacional

A pauta da socioeducação é destaque nacional, nas revistas científicas Direito em Movimento e Cadernos Unifoa, de classificação Qualis B3. Os artigos são da presidente da Funac, Sorimar Sabóia Amorim e do chefe da Assessoria de Planejamento e Ações Estratégicas (Asplan), Nikson Daniel, que tiveram seus artigos aprovados nas revistas.

Os artigos demonstram o reconhecimento do trabalho desenvolvido na socioeducação do Maranhão e a relevância do tema abordado. A gestora da Funac escreveu sobre Direitos Humanos de Adolescentes Privados de Liberdade – Análise Crítica, Fetichização e Cenário Maranhense.

“A publicação de um artigo em uma revista acadêmica é uma conquista significativa, pois permite que o conhecimento e as experiências sejam compartilhados com outros profissionais e pesquisadores da área. Além disso, contribui para a análise crítica sobre os direitos humanos dos adolescentes privados de liberdade”, afirma Sorimar Sabóia.

Na revista Cadernos Unifoa, “Segurança socioeducativa como direito humano”, o chefe da Asplan, abordou a temática tendo em vista o contexto brasileiro dos adolescentes privados de liberdade. “É necessário compreender as ações empreendidas pelo Estado para além de medidas de contenção e intervenção, vislumbrando a segurança socioeducativa como direito humano e elemento da cidadania”, ressalta Nikson.

Direito em Movimento

A revista “Direito em Movimento: um outro direito é possível” se apresenta na comunidade acadêmica com uma visão transdisciplinar do direito, privilegiando a ampliação do conhecimento da cultura jurídica e da complexidade humana em relação aos conflitos sociojurídicos. A publicação consiste em um repertório on-line de artigos de diversidade nos campos jurídicos e disciplinas afins, visando facilitar sua divulgação em prol do diálogo profícuo entre pesquisadores de instituições nacionais e estrangeiras nas matérias pertinentes à sua linha de editoração.

Cadernos Unifoa

A revista Cadernos Unifoa, Qualis B3, é uma publicação científica quadrimestral de cunho multidisciplinar, composta de três seções: tecnologia e engenharias, ciências sociais aplicadas e humanas; e ciências biológicas e da saúde. Mantém fluxo contínuo e suas publicações saem em abril, agosto e dezembro.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI