18/12/2023 7:51 pm

Maranhão tem servidores públicos aprovados em seleção nacional para Especialização em Socioeducação

No Maranhão, dez pessoas foram aprovadas para cursar a Especialização em Políticas Públicas e Socioeducação oferecida pela Universidade de Brasília (UnB) por meio da Escola Nacional de Socioeducação (ENS). Desse quantitativo, nove são servidores da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac). Em todo o país, foram escolhidas apenas 200 pessoas de um total de 10 mil participantes da seleção.

O curso é realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – modalidade profissional (PPGEMP/UnB), da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (FE/UnB) de forma modulada, por meio de plataforma de Educação a Distância (EAD), como parte da programação da Escola Nacional de Socioeducação (ENS), no âmbito do projeto “Boas Práticas em Redes de Sistemas de Informação para Infância e Adolescência”, em parceria com a Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA) e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com intermediação da Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape).

Para a presidente da Funac, Sorimar Sabóia, a aprovação dos profissionais representa mais uma conquista para o Sistema Socioeducativo do Maranhão.

“Um avanço na profissionalização dos servidores com impacto positivo no atendimento. Esse é o segundo grupo de profissionais aprovados para essa especialização e isso tem motivado os demais a buscarem ampliar suas formações na área da Socioeducação, que está compreendida como uma política pública que necessita de uma expertise que concilia a atuação profissional com uma fundamentação teórica, conceitual e normativa”, afirmou Sorimar Sabóia.

A assistente social Raimunda Ferraz, que está entre os profissionais maranhenses selecionados, frisou a importância da formação para a atuação profissional.

“Desde que iniciei meu trabalho na Socioeducação, em 2015, tenho buscado através de especializações e cursos, o aperfeiçoamento da minha prática profissional. Já realizei alguns cursos através da Escola Nacional de Socioeducação, dentre eles, o Núcleo Básico, Gestão na Socioeducação e Justiça Restaurativa, mas sempre com um desejo enorme de ingressar em uma especialização específica da Socioeducação, de forma a ampliar meus conhecimentos e compartilhar experiências para que cada vez mais possamos melhorar nossa práxis e contemplar avanços significativos, o que já é possível de observar em nossa Fundação, a partir das diversas oportunidades de qualificação que nos tem sido ofertadas através da Escola de Socioeducação do Maranhão”, comentou.

A coordenadora técnica do Centro Socioeducativo Florescer, Raimunda Ferraz, falou sobre a felicidade de ingressar na especialização de Políticas Públicas e Socioeducação junto com outros colegas de trabalho. 

“Em 2018 alguns servidores da Funac tiveram a oportunidade de fazer a especialização, dando boas referências sobre o estudo e experiências compartilhadas. As minhas expectativas são as melhoras no que tange ampliar meus conhecimentos e trocar experiências para avançar, ainda mais, no fazer profissional da Socioeducação do Maranhão”, explicou Raimunda Ferraz.

A diretora da Escola de Socioeducação do Maranhão (ESMA), Priscilla Swaze, destacou a importância da retomada dos cursos em conjunto com a Escola Nacional de Educação (ENS). 

“É significativa a retomada das formações em conjunto com a ENS e, sobretudo, com o curso de especialização em Políticas Públicas e Socioeducação, que vai possibilitar termos profissionais com uma formação qualificada, com o respaldo da Universidade de Brasília, que tem uma base crítica e com conteúdos trabalhados em profundidade para lidar com as questões que perpassam as especificidades do nosso atendimento. A ESMA contribui no sentido de acompanhar os cursistas e dar o suporte que precisarem ao seu processo de formação. Desse modo, comemoramos a aprovação dos nove servidores e desejamos uma temporada de estudos com muitos êxitos”, ressaltou Priscilla Swaze.

Especialização em Políticas Públicas e Socioeducação

O curso, de 360 horas, é composto por dois percursos formativos. O primeiro compreende seis disciplinas. O segundo é composto pela disciplina Pesquisa e Intervenção e pela elaboração e apresentação do trabalho de conclusão de curso (TCC).

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