18/12/2023 7:31 pm

Profissionais da Funac participam da XI Jornada Internacional de Políticas Públicas

A produção de conhecimento técnico–científico sobre a socioeducação do Maranhão é destaque na XI Jornada Internacional de Políticas Públicas (JOINPP), que acontece de 19 a 22 de setembro na Cidade Universitária Dom Delgado, em São Luís. A participação é um marco histórico para a Fundação da Criança Adolescente (Funac), que apresenta de forma científica e sistêmica o fazer profissional.

Para a presidente da Funac, Sorimar Sabóia, o atendimento realizado pela Fundação é qualificado de forma substancial. “Nós conseguimos, com fundamento teórico, iluminar a prática que executamos e isso diz muito sobre os profissionais que estão atuando nos Centros Socioeducativos. Nós estamos preocupados com esse processo formativo e a Escola de Socioeducação do Maranhão [Esma] tem papel fundamental de motivar os profissionais a escreverem sobre suas ações. E isso mobiliza os gestores e incentiva os técnicos a se dedicarem para fazer produções acadêmicas”, afirma. 

“Temos oito profissionais servidores do Estado do Maranhão participando da XI Jornada Internacional de Políticas Públicas com uma mesa temática, discutindo ações intersetoriais, participação como ferramenta de gestão dentro do atendimento em regime fechado, práticas restaurativas, monitoramento e avaliação de como a Funac organiza suas ações. Isso significa um processo de amadurecimento em compreender que a gente gera informação e conhecimento técnico–científico”, complementa Sorimar. 

A diretora da Esma, Priscilla Swaze, comemora a participação dos profissionais da socioeducação e que do ponto de vista da pesquisa é um avanço significativo as ações de incentivo à produção de conhecimento para além dos espaços formativos da Funac. “A Jornada Internacional de Políticas Públicas é um desses exemplos. Este é o segundo ano que conseguimos mobilizar e produzir artigos que destacam os diversos aspectos do atendimento socioeducativo em meio fechado com um olhar mais científico e ao mesmo tempo crítico e ético, no âmbito de uma universidade e de um evento de referência para os pesquisadores de todo o país. Este ano debatemos a consolidação das práticas restaurativas, a execução das ações de profissionalização, a importância da participação de servidores e adolescentes e suas famílias no âmbito gerencial e o planejamento e monitoramento”, salienta.

“Além desta ação, tivemos também o nosso 3º Seminário de Socioeducação, com a produção de artigos e relatos de experiência, sendo 18 trabalhos aprovados produzidos pelas equipes dos Centros Socioeducativos e setores administrativos da Funac. Esse é um dado muito importante e que nos fortalece nessa caminhada de fomentar a produção de estudos sobre a socioeducação”, frisa Priscilla. 

De acordo com o chefe da Assessoria de Planejamento e Ações Estratégicas da Funac, Nikson Daniel, a participação na XI JOINPP representa a demonstração de uma maturidade da gestão dos servidores e do processo de formação no atendimento socioeducativo em âmbito estadual.  “É a possibilidade de externar os nossos resultados, as nossas inquietações para o conjunto da sociedade brasileira, o conjunto da sociedade maranhense e nos possibilita o aperfeiçoamento desse atendimento, uma vez que quando nos colocamos na postura de pesquisadores, conseguimos aperfeiçoar esse atendimento, qualificar a nossa intervenção e dar essa visibilidade dos nossos resultados para todo o conjunto da sociedade”, destaca Nikson Daniel. 

Vale ressaltar a atuação e o cumprimento de 96% das metas planejadas pela Fundação. “Nós iniciamos um processo agora de autoavaliação do atendimento socioeducativo em meio fechado com a instituição de uma comissão que, baseada no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), está elaborando os questionários e a metodologia de aplicação dessa avaliação para, a partir disso, construirmos o novo ciclo de Planejamento Estratégico 2024-2027”, pontua Daniel.

A servidora Poliana dos Inocentes ressalta a importância da participação dos profissionais da Funac na JOINPP. “A participação dos profissionais destaca o amadurecimento intelectual da Fundação que tem fomentado a produção do conhecimento científico. A Funac vem de um histórico em que pesquisadores de fora realizavam pesquisas no âmbito da Fundação. Então, nos últimos anos, a Funac por meio do seu corpo de servidores, tem desenvolvido pesquisas no âmbito dos Centros Socioeducativos e buscado analisar e contribuir com a política da socioeducação”, avalia.

Sobre o evento

A JOINPP integra a estratégia do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFMA de ampliar e intensificar sua inserção na comunidade científica nacional e internacional, tendo em vista elevar o padrão da formação acadêmica e da pesquisa científica no âmbito das políticas públicas. O evento tem como propósito estratégico estimular a produção de conhecimento, a formação de recursos humanos e favorecer a troca de experiências entre instituições de ensino e pesquisadores da área, em âmbitos local, nacional e internacional.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI