21/03/2024 6:52 pm

Funac realiza 3º Seminário de Socioeducação no Maranhão

A Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), por meio da Escola de Socioeducação do Maranhão (Esma), promoveu  o III Seminário de Socioeducação do Maranhão. O evento foi realizado no auditório do Centro Cultural do Ministério Público do Maranhão (Localizado na Rua Oswaldo Cruz), e idealizado em conjunto com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social, Universidade Federal do Maranhão e Sistema de Justiça.

Este ano, o Seminário abordou o tema “30 anos de Socioeducação do Maranhão: história, identidade e construção de cidadania”, e aconteceu de forma híbrida, nos turnos da manhã e tarde. As atividades incluíram painéis de debates, minicursos e oficinas, rodas de conversa, apresentações de trabalhos científicos e relatos de vivência.

Participaram do evento profissionais do meio aberto, fechado, do sistema de justiça, profissionais da educação, saúde, pesquisadores e estudantes, além de interessados na temática.

A programação faz parte das comemorações pelos 30 anos da implantação de medidas socioeducativas no Maranhão e visa possibilitar a troca de experiências e compartilhar conhecimentos na área da Socioeducação, bem como fortalecer a articulação do atendimento socioeducativo em meio aberto, fechado e instituições do Sistema de Garantia de Direitos, de modo especial, no Estado do Maranhão.

Cerca de 100 profissionais estiveram envolvidos na organização do eventos das instituições FUNAC/ESMA, SEDES e  UFMA, que integram o Núcleo Gestor da Escola de Socioeducação. Este ano o Seminário contou com a participação dos estados do Paraná, Minas Gerais, Ceará e Rio de Janeiro e também de 19 municípios maranhenses.

A presidente da Funac, Sorimar Sabóia destaca a importância do evento. “O nosso atendimento é pautado na garantia dos direitos humanos dos adolescentes. Um atendimento  humanizado e dialógico. O profissional precisa se colocar no lugar desse adolescente que está privado de liberdade para que possamos construir vínculos e contribuir com a ressignificação de suas trajetórias de vida e, assim, garantir o sucesso desse adolescente no seu retorno à convivência familiar e comunitária”, afirma.

De acordo com a diretora da ESMA, Priscilla Swaze, o 3º Seminário de Socioeducação, contou com a produção de artigos e relatos de experiência. “Foram 30 trabalhos aprovados, sendo 18 produzidos pelas equipes dos Centros Socioeducativos e Setores Administrativos da Funac e 12 trabalhos de pesquisadores externos. O evento que aconteceu nos dias 11,12 e 13 de setembro, na modalidade híbrida contou com  160 painéis, 125 apresentações de trabalho, 211 minicursos/oficinas, totalizando 495 certificações. Esse é um dado muito importante e que nos fortalece nessa caminhada de fomentar a produção de estudos sobre a Socioeducação”, comemora.

A pedagoga Ligia Santos ressalta que é fundamental o papel da ESMA na capacitação de servidores e profissionais que atuam no processo socioeducativo.

“A Formação continuada é algo fundamental para qualquer profissional. Para nós, enquanto professor, ela é um ponto chave. Então, a Funac  tem uma Escola de Socioeducação e o seminário ele vai trazer para a pauta do dia temas importantes para trabalharmos dentro da socioeducação, a exemplo da nossa oficina, elaboração de construção de materiais pedagógicos. Que aborda a construção de recursos para trabalhar a questão da língua portuguesa e a matemática”, enfatiza.

O juiz titular da II Vara da Infância e Juventude, José dos Santos Costa, que participou de um dos painéis apontou a relevância de investimentos em ações de caráter educativo das medidas socioeducativas e a mudança de pensamento quanto à importância dada a ações punitivas.

“A  medida socioeducativa é diferente do que acontece com o adulto, pois em todos os Centros Socioeducativos, estudar é obrigatório para todos. Atividades esportivas, atividades profissionais são instrumentos necessários dentro da rotina sociopedagógica. Quanto mais tempo ele tiver fora do alojamento, fazendo todas essas atividades mais  importante será para a formação deles”, reforça.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI