21/03/2024 7:35 pm

Servidores da Funac são aprovados em seleção nacional para Especialização em Socioeducação

Selecionados em meio a 1 mil candidatos de todo o País e ficando entre os 200 escolhidos, onze servidores da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) foram aprovados para cursar a Especialização Políticas Públicas e Socioeducação. O curso é realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – modalidade profissional (PPGEMP/UnB), da Faculdade de Educação, da Universidade de Brasília (FE/UnB) de forma modulada, por meio de plataforma de Educação a Distância (EAD), como parte da programação da Escola Nacional de Socioeducação, com oferta nacional, na modalidade a distância, no âmbito do projeto “Fortalecimento de garantia do direito à vida e redução da violência contra criança e adolescente no Brasil”, projeto BRA/18/024, em parceria com a Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – SNDCA/MDHC e PNUD, com intermediação da Fundação de Apoio à Pesquisa – FUNAPE. 

Para a presidente da Funac, Sorimar Sabóia, a aprovação dos profissionais na especialização representa mais uma conquista para o Sistema Socioeducativo do Maranhão. “Um avanço na profissionalização dos servidores com impacto positivo no atendimento. Esse é o terceiro grupo de profissionais aprovados para essa especialização e isso tem motivado os demais a buscarem ampliar suas formações na área da Socioeducação, esta compreendida como uma política pública que necessita de uma expertise que concilia a atuação profissional a uma fundamentação teórica, conceitual e normativa”, afirmou Sorimar.

A diretora da Escola de Socioeducação do Maranhão (Esma), Priscilla Swaze ressalta que a aprendizagem é um processo contínuo e cada etapa traz consigo novas oportunidades e desafios. “Nós da Escola de Socioeducação ficamos felizes com a aprovação dos servidores da Funac e que eles continuem a buscar novas teorias e troca de conhecimentos com outros estados, pois é uma formação de âmbito nacional. A pesquisa incide sobre o seu local de trabalho, que é uma recomendação da ENS, o que faz com reflitam sobre seu ambiente laboral, fazendo inclusive propostas de intervenção, ou mesmo estudos teóricos que analisem o trabalho desenvolvido na Fundação e o que precisa melhorar”, comentou. 

Curso

De 360 horas, o curso de especialização tem por objetivo formar, em nível de pós-graduação lato sensu, profissionais que atuam no Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente – SGDCA, contribuindo para o desenvolvimento dos recursos humanos e na promoção, defesa e atendimento a crianças e adolescentes, com base nos marcos legais da política dos direitos da criança e do adolescente. Objetiva também debater concepções interdisciplinares e implicações no trabalho pedagógico, a fim de desenvolver propostas efetivas de qualificação do atendimento e propiciar aos profissionais do SGDCA a ampliação e aprofundamento da análise crítica de temas contemporâneos. Trata-se de uma oferta gratuita para seus participantes e financiada pela SNDCA/MDHC.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI